Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Tribunal não consegue notificar homicida

Ricardo Teixeira foi alvo de agressão há quatro anos e acabou por morrer no Hospital de Faro.
Ana Palma 28 de Maio de 2015 às 19:20
Helena Barrocas, mãe de Ricardo Teixeira, espera por justiça pela morte do filho
Helena Barrocas, mãe de Ricardo Teixeira, espera por justiça pela morte do filho
Pela quinta vez, foi ontem adiado, no Tribunal de Portimão, o julgamento de um segurança inglês responsável pela agressão que causou a morte a um jovem de 23 anos, na Oura, em Albufeira, há quatro anos. A dificuldade em notificar o arguido, de 25 anos, que foi para Inglaterra a seguir ao crime, está na origem dos sucessivos adiamentos.

"Eu já temia que isto pudesse acontecer, é uma vergonha. Eu sofro muito e só queria que isto acabasse e se fizesse justiça", desabafou ao CM Helena Barrocas, mãe da vítima, que compareceu no tribunal com cartazes em protesto contra a situação.

Fernando Cabrita, advogado da família do jovem Ricardo Teixeira, confirmou que a dificuldade em notificar John Hodgson, que se encontra em Kent, no Reino Unido, da data de início da sessão levou a novo adiamento. "Às vezes, a colaboração com as autoridades britânicas parece funcionar só para um lado. Lembro-me de um caso, muito mediático [o desaparecimento de Maddie McCann], em que as autoridades portuguesas tudo têm feito para ajudar. Em sentido inverso, essa colaboração não tem corrido muito bem", observou.

Na madrugada de 7 de julho de 2011, Ricardo foi agredido na cabeça, à saída do bar Matt’s, na Oura. Com a pancada, o jovem rolou pelas escadas e sofreu um traumatismo cranioencefálico. Nunca mais recuperou. Entrou em morte cerebral e o óbito foi declarado uma semana depois no Hospital de Faro. John Hodgson entretanto, viajou, para Inglaterra.

A 7 de julho, quando se completam quatro anos sobre a agressão, familiares e amigos vão reunir-se na avenida Sá Carneiro (rua dos bares da Oura) para depositar velas e uma coroa de flores junto ao local da tragédia.

Helena Barrocas Ricardo Teixeira agressão morte Faro
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)