Pedro Zagacho Gonçalves
JornalistaContinua esta terça-feira o julgamento de Rui Pinto no âmbito do processo Football Leaks. Nesta 11.ª sessão continua a ser ouvido David Tojal, à data dos factos técnico e administrador de sistemas informáticos do Sporting.
Técnico de informática do Sporting diz que falha nos servidores do clube "nada teve a ver" com 27 mil ataques de Rui Pinto
Nesta 11.ª sessão continuará a ser ouvido David Tojal, à data dos factos técnico e administrador de sistemas informáticos do Sporting, que deverá continuar a explicar como, segundo alega o Ministério Público (MP), foram feitos ataques aos servidores do clube leonino.
Contexto
David Tojal continuará a ser ouvido esta terça-feira. O técnico de informática do Sporting explicou, na sessão anterior, que num só dia, 22 de setembro de 2015, foram enviadas 27678 ordens de ataque o que, alegadamente, terá causado a falência do servidor.
No entanto, e quando questionado pela juíza e pela procuradora, não conseguiu identificar o momento exato no qual o servidor ‘crashou’ e deixou de funcionar, nem traçar um encadeamento de causa-efeito entre o momento de um dos ataques e a altura em que o servidor falha.
Caso fique por explicar, será um dos argumentos da defesa de Rui Pinto, já que o hacker está acusado de sabotagem informática ao Sporting (um dos 90 crimes de que está acusado, e onde se incluem ainda outros como acesso ilegítimo, acesso indevido ou tentativa de extorsão).
Contexto 2 - quem será ouvido
Alexandre Carvalho Godinho e Carlos Godinho Vieira, ex-vice-presidentes do Sporting e Carlos Godinho Vieira, do departamento jurídico do clube, serão as outras testemunhas que serão ouvidas ainda durante esta terça-feira.
David Tojal
Durante toda a manhã esteve a ser ouvido o técnico de informática do Sporting à altura dos factos, David Tojal.
Perante insistência da procuradora e dos juizes, o técnico percorreu todos os alegados acessos feitos por Rui Pinto, através de IPs da Hungria, entre julho e setembro de 2015. Foram centenas de acessos, quase diários, várias vezes ao dia a vários membros da estrutura leonina, como Sancho Freitas, Augusto Inácio, Vicente Moura, Carlos Godinho Vieira ou Rui Caeiro.
No entanto David Tojal não conseguiu garantir que as 27 678 ordens de ‘ataque’ que foram dadas ao servidor no dia 22 de agosto, alegadamente por Rui Pinto, foram o que causou a falência do servidor de emails do Sporting.
O primeiro ataque
"Primeiro erro que vemos neste dia é timeout de acesso à caixa, às 9h06. O primeiro restart espontâneo do servidor é às 9h16", explicou o técnico com recursos a tabelas que mostram a cronologia dos acontecimentos desse dia no servidor informático do Sporting. "Deixamos de ter contas de email a partir das 9h06", assegurou, adiantando que ao logo do dia a equipa de informática teve que atuar várias vezes porque o sistema "estava já com problemas". Os problemas já se registavam mas, explicou David Tojal, "o primeiro ataque ocorre às 18h55".
explicação tojal
"Portanto o crash do sistema informático do Sporting nada teve a ver com os comandos, é isso?", perguntou a juíza Margarida Alves. "Sim, é isso", respondeu o técnico.
A advogada do Sporting questionou em seguida o técnico, sobre se houve também acesso a pastas nos computadores dos utilizadores leoninos.
"Só tem a ver com as caixas, não afetou outros serviços. Não havia acesso ao sistema de pastas", garantiu David Tojal.
explicação tojal 2
"Quando se faz algo deste género... quem o faz passa-lhe pela cabeça as lesões que causa no sistema informático?", questionou a advogada do Sporting.
"Não sei, é complicado responder", admitiu o técnico informático, à pergunta sobre os ataques alegadamente feitos por Rui Pinto ao Sporting.
explicação tojal 3
David Tojal justificou que só começaram a analisar os acessos ao servidor após a divulgação do contrato de Jorge Jesus. Nos três meses anteriores nunca haviam detetado as ‘invasões.
Advogada de rui pinto
A advogada de Rui Pinto, Luísa Teixeira da Mota, filha de Francisco Teixeira da Mota, questionou depois a testemunha sobre o erro recorrente que passou a ser apresentado, no dia 22 de setembro, aos utilizadores que tentavam aceder a sua caixa de email e não conseguiam, o erro E122.
"É um erro de acesso ao email, quer dizer que tentou aceder e a caixa disponível", informou o técnico, mostrando a defesa do hacker que o sistema do Sporting já tinha problemas antes mesmo dos alegados ataques do hacker nesse dia.
Segundo sublinhou Luísa Teixeira da Mota, também o último alegado acesso registado (antes de dia 22 de setembro de 2015) de Rui Pinto aos emails de Jorge Jesus, Bruno de Carvalho e Tiago Vieira data de 21 de junho desse ano.
godinho ausente
Estava marcada a audiência em tribunal de Alexandre Carvalho Godinho, ex-vice presidente do Sporting, que não está presente.
Segundo indicou a juíza, deverá ser ouvido para a semana. Será então ouvido hoje à tarde, na sua vez, Bruno Cardoso, scout do clube que também viu a sua caixa de email invadida.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.