page view
13 de outubro de 2020 às 09:01

Técnico de informática do Sporting diz que falha nos servidores do clube "nada teve a ver" com 27 mil ataques de Rui Pinto

Continua esta terça-feira o julgamento de Rui Pinto no âmbito do processo Football Leaks. Nesta 11.ª sessão continua a ser ouvido David Tojal, à data dos factos técnico e administrador de sistemas informáticos do Sporting.

A carregar o vídeo ...

Técnico de informática do Sporting diz que falha nos servidores do clube "nada teve a ver" com 27 mil ataques de Rui Pinto

Nesta 11.ª sessão continuará a ser ouvido David Tojal, à data dos factos técnico e administrador de sistemas informáticos do Sporting, que deverá continuar a explicar como, segundo alega o Ministério Público (MP), foram feitos ataques aos servidores do clube leonino.

Terça-feira, 13 de outubro de 2020 às 10h12

Contexto

David Tojal continuará a ser ouvido esta terça-feira. O técnico de informática do Sporting explicou, na sessão anterior, que num só dia, 22 de setembro de 2015, foram enviadas 27678 ordens de ataque o que, alegadamente, terá causado a falência do servidor.

No entanto, e quando questionado pela juíza e pela procuradora, não conseguiu identificar o momento exato no qual o servidor ‘crashou’ e deixou de funcionar, nem traçar um encadeamento de causa-efeito entre o momento de um dos ataques e a altura em que o servidor falha.

Caso fique por explicar, será um dos argumentos da defesa de Rui Pinto, já que o hacker está acusado de sabotagem informática ao Sporting (um dos 90 crimes de que está acusado, e onde se incluem ainda outros como acesso ilegítimo, acesso indevido ou tentativa de extorsão).

Terça-feira, 13 de outubro de 2020 às 10h18

Contexto 2 - quem será ouvido

Alexandre Carvalho Godinho e Carlos Godinho Vieira, ex-vice-presidentes do Sporting e Carlos Godinho Vieira, do departamento jurídico do clube, serão as outras testemunhas que serão ouvidas ainda durante esta terça-feira.

Terça-feira, 13 de outubro de 2020 às 12h09

David Tojal

Durante toda a manhã esteve a ser ouvido o técnico de informática do Sporting à altura dos factos, David Tojal.

Perante insistência da procuradora e dos juizes, o técnico percorreu todos os alegados acessos feitos por Rui Pinto, através de IPs da Hungria, entre julho e setembro de 2015. Foram centenas de acessos, quase diários, várias vezes ao dia a vários membros da estrutura leonina, como Sancho Freitas, Augusto Inácio, Vicente Moura, Carlos Godinho Vieira ou Rui Caeiro.

No entanto David Tojal não conseguiu garantir que as 27 678 ordens de ‘ataque’ que foram dadas ao servidor no dia 22 de agosto, alegadamente por Rui Pinto, foram o que causou a falência do servidor de emails do Sporting.

Terça-feira, 13 de outubro de 2020 às 12h15

O primeiro ataque

"Primeiro erro que vemos neste dia é timeout de acesso à caixa, às 9h06. O primeiro restart espontâneo do servidor é às 9h16", explicou o técnico com recursos a tabelas que mostram a cronologia dos acontecimentos desse dia no servidor informático do Sporting. "Deixamos de ter contas de email a partir das 9h06", assegurou, adiantando que ao logo do dia a equipa de informática teve que atuar várias vezes porque o sistema "estava já com problemas". Os problemas já se registavam mas, explicou David Tojal, "o primeiro ataque ocorre às 18h55".

Terça-feira, 13 de outubro de 2020 às 12h17

explicação tojal

"Portanto o crash do sistema informático do Sporting nada teve a ver com os comandos, é isso?", perguntou a juíza Margarida Alves. "Sim, é isso", respondeu o técnico.

A advogada do Sporting questionou em seguida o técnico, sobre se houve também acesso a pastas nos computadores dos utilizadores leoninos.

"Só tem a ver com as caixas, não afetou outros serviços. Não havia acesso ao sistema de pastas", garantiu David Tojal.

Terça-feira, 13 de outubro de 2020 às 12h18

explicação tojal 2

"Quando se faz algo deste género... quem o faz passa-lhe pela cabeça as lesões que causa no sistema informático?", questionou a advogada do Sporting.

"Não sei, é complicado responder", admitiu o técnico informático, à pergunta sobre os ataques alegadamente feitos por Rui Pinto ao Sporting.

Terça-feira, 13 de outubro de 2020 às 12h19

explicação tojal 3

David Tojal justificou que só começaram a analisar os acessos ao servidor após a divulgação do contrato de Jorge Jesus. Nos três meses anteriores nunca haviam detetado as ‘invasões.

Terça-feira, 13 de outubro de 2020 às 12h49

Advogada de rui pinto

A advogada de Rui Pinto, Luísa Teixeira da Mota, filha de Francisco Teixeira da Mota, questionou depois a testemunha sobre o erro recorrente que passou a ser apresentado, no dia 22 de setembro, aos utilizadores que tentavam aceder a sua caixa de email e não conseguiam, o erro E122.

"É um erro de acesso ao email, quer dizer que tentou aceder e a caixa disponível", informou o técnico, mostrando a defesa do hacker que o sistema do Sporting já tinha problemas antes mesmo dos alegados ataques do hacker nesse dia.

Segundo sublinhou Luísa Teixeira da Mota, também o último alegado acesso registado (antes de dia 22 de setembro de 2015) de Rui Pinto aos emails de Jorge Jesus, Bruno de Carvalho e Tiago Vieira data de 21 de junho desse ano.

Terça-feira, 13 de outubro de 2020 às 12h51

godinho ausente

Estava marcada a audiência em tribunal de Alexandre Carvalho Godinho, ex-vice presidente do Sporting, que não está presente.

Segundo indicou a juíza, deverá ser ouvido para a semana. Será então ouvido hoje à tarde, na sua vez, Bruno Cardoso, scout do clube que também viu a sua caixa de email invadida.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8