page view

Falta de guardas leva Serviços Prisionais a reduzir tempo de pátio nas cadeias

Violência, e denúncia de tentativa de violação de recluso, leva direção da cadeia de Caxias a ter presos fechados nas celas 22 horas/dia.

21 de julho de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Falta de guardas leva Serviços Prisionais a reduzir tempo de pátio nas cadeias

Começou pela cadeia de Alcoentre, onde a própria ministra da Justiça, Rita Júdice, anunciou, após a evasão de dois recluso, a redução das horas de pátio. A justificação foi a falta de guardas. E agora, sabe o CM, os Serviços Prisionais estão já a implementar esta medida noutras prisões.

O Estabelecimento Prisional de Caxias, em Oeiras, mantém os presos fechados 22 horas diárias nas celas, desde sexta-feira. Apesar de manter as mesmas duas horas de pátio em cada dia, a direção da cadeia autorizou que as mesmas sejam dadas de acordo com a conveniência de serviço, em cada turno de trabalho. Por outras palavras, serão recreios em horas variáveis. Fora deste período, os reclusos estão autorizados a sair das celas apenas para visitas e têm de tomar as refeições nesses espaços.

O CM sabe que na origem desta decisão está o crescendo de episódios de violência no interior da prisão. Na sexta-feira, além de confrontos entre dois grupos rivais, um recluso participou uma alegada tentativa de violação, numa casa de banho. Ninguém foi identificado, mas a mesma está a ser investigada.

Fonte oficial dos Serviços Prisionais disse ao CM que "a gestão das horas dos pátios cabe aos diretores das cadeias, sob orientação da direção-geral".

O Sindicato Nacional da Guarda Prisional mostrou "apoio à medida de redução de horas de pátio devido à falta de guardas", enquanto a Associação Sindical de Chefias revelou "preocupação com o facto de a prisão de Caxias só ter um chefe de serviço, que terá de ir de férias". 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8