page view

Família acusa Hospital Egas Moniz de ter perdido rasto de paciente de 78 anos

Hospital não assume nem considera que a paciente tenha ficado perdida ou esquecida.

Atualizado a 08 de maio de 2025 às 13:21
A carregar o vídeo ...

Família acusa Hospital Egas Moniz de ter perdido rasto de paciente de 78 anos

A família de uma paciente de 78 anos acusa a unidade hospitalar Egas Moniz, em Lisboa, de ter perdido o rasto a uma doente. Apesar das queixas da família, a CMTV sabe que o hospital não assume nem considera que a paciente tenha ficado perdida ou esquecida. 

Ao que a CMTV apurou, a paciente deu entrada no Hospital São Francisco Xavier, também em Lisboa, depois de um grave acidente de viação. A mulher apresentava múltiplas fraturas pelo corpo e houve a necessidade de transferir a paciente para o Hospital Egas Moniz para a realização de uma ressonância magnética. Depois de avaliada, a equipa clínica informou a paciente, que estaria consciente, de que tinha de ser alvo de uma intervenção cirúrgica. Intervenção essa que seria realizada no Hospital Egas Moniz, onde a paciente se encontrava. Para evitar mais uma deslocação até ao Hospital São Francisco Xavier, enquanto aguardaria internada por essa operação, a equipa clínica terá informado a paciente que seria feito um compasso de espera no Egas Moniz, de forma a conseguir um quarto onde a mulher poderia aguardar pela intervenção.

Nesse intervalo de tempo, uma filha da paciente garante que não conseguiu obter resposta por parte da unidade hospitalar sobre onde estava a mãe e qual o estado clínico da mulher. Viveu, assim, momentos de grande aflição.

Sobre essa eventual falha de comunicação, a CMTV sabe que o hospital não tem ainda nenhum inquérito aberto uma vez que considera que a paciente nunca foi abandonada por parte dos profissionais clínicos. 

À CMTV, o Hospital Egas Moniz garante que "o familiar referência da paciente foi avisado previamente" sobre o facto da mulher ter sido transportada para essa unidade hospitalar. Assim, a unidade garante que pelo menos um adulto que acompanhava a mulher terá sido avisado do compasso de espera que estava a ser feito no referido hospital. A unidade de saúde acrescenta ainda que "garantiu o acompanhamento adequado à situação clínica da doente, tendo a transferência para o Hospital de Egas Moniz cumprido todos os trâmites".

Publicada originalmente a 08 de maio de 2025 às 10:32

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8