page view

Família de Mónica Silva pede novo julgamento

Grávida da Murtosa está desaparecida desde outubro de 2023. Fernando Valente foi absolvido do homicídio.

25 de setembro de 2025 às 01:30

Dois meses depois de Fernando Valente ter sido absolvido do homicídio de Mónica Silva, a família da grávida da Murtosa apresentou recurso e pediu um novo julgamento. “Houve um erro notório na apreciação da prova”, diz ao CM o advogado António Falé de Carvalho. “Impõe-se o reenvio da prova para novo julgamento, com substituição integral da composição pessoal do tribunal de júri/coletivo”, acrescenta o advogado no requerimento para o Tribunal da Relação do Porto, a que o CM teve acesso.

Fernando Valente, recorde-se, foi absolvido de todos os crimes, incluindo o de homicídio. Estava em prisão domiciliária e desde julho passado é um homem livre para desespero da mãe, tia e irmãs da grávida da Murtosa, desaparecida a 3 de outubro de 2023. O Ministério Público tinha pedido a pena máxima – 25 anos de cadeia. Os juízes de primeira instância deram como provados vários factos, nomeadamente os encontros sexuais entre o casal, mas não encontraram provas da morte de Mónica Silva. Jurados e juízes colocaram mesmo em causa o facto da grávida estar morta e por isso absolveram Fernando Valente.

Entretanto o empresário processou a irmã gémea e a tia de Mónica por difamação. O empresário pede cinco mil euros a Filomena e mil euros a Sara Silva por lhe terem chamado “assassino” em várias entrevistas e em publicações nas redes sociais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8