O início da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio foi antecipado uma hora em relação ao programa dos anos anteriores, devido à presença do Papa Bento XVI na Cova da Iria. A habitual saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, pelas 18h30 de 12 de Maio, está marcada para as 17h30.
Segundo o Santuário de Fátima, apesar de não haver "grandes alterações em relação ao programa habitual", foi necessário "proceder a alguns pequenos ajustes" nos horários das celebrações", em particular no primeiro dia da peregrinação.
Por regra, dia 12, celebra-se no recinto uma missa (16h30) com a participação dos doentes, seguindo-se a procissão eucarística, antes do começo oficial da peregrinação. Este ano há apenas a procissão eucarística (16h00) a anteceder a chegada do Papa à Capelinha das Aparições.
Ao longo da manhã do primeiro dia há sete missas, cada uma numa língua estrangeira, na Capelinha das Aparições, e quatro em português, na basílica do Santuário. Mas o dia começa com a via sacra (07h30).
O Papa chega de helicóptero ao Estádio Municipal de Fátima, em Eira da Pedra, às 17h10. Passados vinte minutos, está pela primeira vez no Santuário, na Capelinha das Aparições. A comitiva desloca-se até ao Altar do Mundo pela estrada de Minde, entra pela rotunda Sul, segue pela Avenida D. José Alves Correia da Silva e a chegada faz--se junto à Igreja Santíssima Trindade.
Após a abertura oficial da peregrinação, Bento XVI volta ao recinto para a bênção das velas (21h30) e para presidir ao ponto alto das celebrações – procissão, missa internacional, bênção dos doentes e procissão do adeus – a 13 de Maio (a partir das 10h00).
A estas celebrações deverão assistir entre 300 e 500 mil peregrinos, segundo estimativas da Igreja. Em anos anteriores costumam oscilar entre 250 e 300 mil. O papa João Paulo II, em 2000, reuniu mais de 600 mil fiéis.
DISCURSO DIRECTO
"NÃO GOSTO NADA DO CENTRALISMO DE ROMA", D. Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
Correio da Manhã – Partilha da ideia de que a Igreja precisa de um novo concílio?
D. Januário Torgal Ferreira – Mais do que isso, estou convencido de que, mais dia menos dia, haverá uma nova reunião magna, que sentará à mesa todos os bispos do mundo.
– Mas ainda não está esgotado o Vaticano II...
– Pois não, mas o centralismo em que mergulhou a Santa Sé faz com que não sejamos ouvidos num grande número de coisas. Eu não gosto nada deste centralismo de Roma.
– Mas pode ser de outra forma?
– Pode. Eu sei que isto é uma máquina muito pesada, mas temos de encontrar formas de responder melhor à missão que Deus nos confiou.
– Acha que, no caso da pedofilia, a Igreja tem sido alvo de uma campanha persecutória?
– Não, não acho. Mas também recuso a ideia de que o sistema pensante da Igreja seja pedofílico ou abafe a sexualidade.
– Não há, portanto, perseguição ao Papa?
– Não serão os padres que falharam, e da forma ignominiosa como o fizeram, que estão contra o Papa? Não são campanhas, não são calúnias, é a pouca vergonha instalada em alguns sectores.
PAPA SENTA-SE EM ALMOFADA DE LÁTEX
A cátedra que Bento XVI usará para descansar após a Missa do Porto, no dia 14, é em madeira de castanheiro e com almofadas de ergolatex revestidas a tecido branco. "Trata--se de um látex ergonómico e, por isso, muitíssimo confortável", disse ao CM Zita Rocha, gestora da Antarte, a empresa de Paredes encarregue de produzir a cadeira. A empresa vai depois fazer vinte réplicas desta peça para os clientes que quiserem ter em casa uma cadeira de descanso como a do Papa. Em Paredes estão a ser fabricadas, também, as 400 cadeiras dos convidados, os 22 painéis do fundo do altar, em aglomerado para imitar talha dourada, e a cruz alta. Esta, com 12 metros, está a ser feita pelos carpinteiros da Câmara e será de pinheiro manso de Leiria, a revestir uma estrutura em ferro.
APONTAMENTOS
REDES SOCIAIS
A comissão organizadora da visita do Papa a Portugal vai criar páginas oficiais nas redes sociais do facebook e do twitter.
ANA JORGE COM PAPA
A ministra da Saúde, Ana Jorge, vai estar dia 13, em Fátima, no encontro entre Bento XVI e as organizações da Pastoral Social. Estarão presentes cerca de 800 pessoas, entre médicos, voluntários e capelães.
50 MIL JOVENS
Entre 25 mil a 50 mil jovens de toda a Europa são esperados em Portugal para participarem nas celebrações e num encontro internacional do Caminho Neocatecumenal.
APOIO A PEREGRINOS
A partir de quinta-feira, e até dia 13, os cerca de 15 mil peregrinos que se encontram a caminho de Fátima vão receber tratamentos com massagens e Vitamina C, no âmbito de um protocolo entre a Cruz Vermelha e uma farmacêutica.
OFERTA: AGUARELAS
No dia 13 de Maio, os bispos portugueses vão oferecer ao Papa vinte aguarelas, que representam os mistérios do Rosário: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos. As obras são da autoria do pintor de Santo Tirso Avelino Leite
1000
Mil pendões com mensagens de boas-vindas e de agradecimento a Bento XVI vão decorar Lisboa, a partir do dia 4
PAPA: PEDIDO AOS FIÉIS
O Papa Bento XVI pediu ontem aos fiéis orações para que os padres "continuem a entregar-se com alegria e fidelidade à missão que lhes foi confiada". O pedido foi feito na praça de S. Pedro, na audiência geral das quartas-feiras
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.