page view

Festival junta o culto e a medicina popular

Vai juntar cientistas, investigadores, curandeiros, bruxos, videntes, astrólogos, tarólogos e massagistas.

21 de agosto de 2017 às 08:49

A aldeia de Vilar de Perdizes, em Montalegre, volta a ser o palco do Congresso de Medicina Popular.

No evento que vai decorrer entre os dias 1 e 3 de setembro, vão estar presentes cientistas e investigadores tal como curandeiros, bruxos, videntes, astrólogos, tarólogos e massagistas.

O festival foi impulsionado em 1983 pelo padre António Fontes que quis dar a conhecer "o valor da medicina popular e o poder das plantas para combater doenças", mas, para além desse objetivo, tornou-se também numa oportunidade de negócio para a hotelaria, restauração, comércio e uma atração turística deste município do distrito de Vila Real.

O objetivo do evento é o de cruzar todo o tipo de soluções que fazem bem à saúde física e mental. Os investigadores e especialistas de medicinas alternativas e doenças da mente irão debater temas que vão desde o saber popular e propriedades das plantas, passando pela espiritualidade, até às novas ervas medicinais e alimentação.

Este festival espera mostrar aos visitantes que a saúde não depende só das farmácias e que se pode encontrar soluções nas plantas, na acupuntura, na osteopatia ou nas massagens.

Orlando Alves, autarca de Montalegre, considera que o congresso "tem um peso significativo na economia da região pela dinamização que suscita, pela adesão que provoca, pelos movimentos que gera e pela entrada de capital para a hotelaria, restauração e comércio local".

Ao padre Fontes que impulsionou o evento juntou-se o padre António Joaquim, pároco da aldeia, e um grupo de jovens que está, agora, a ajudar na organização do evento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8