page view

Falsificador de arte detido. Mais de duas dezenas de obras falsas apreendidas em Lisboa

Vítimas foram lesadas em valores que ascendem centenas de milhares de euros.

31 de janeiro de 2025 às 09:38

Um falsificador de arte foi detido em flagrante delito enquanto tentava vender duas obras falsas como originais dos artistas Paula Rego e Cargaleiro. O homem, de 56 anos, dedicava-se a esta atividade criminosa há pelo menos dois anos.

O suspeito fazia-se passar por médico, para ganhar a confiança de potenciais clientes e posteriormente os enganar. As vítimas foram lesadas em valores que ascendem centenas de milhares de euros.

Segundo comunicado da PJ, durante a investigação, foi localizado um espaço comercial, que o falsificador utilizava como atelier, em Lisboa, e onde foram apreendidas mais de 20 pinturas e esboços com assinaturas de artistas plásticos de renome, como Paula Rego, Júlio Resende, Malangatana, Cargaleiro, Cesariny, Cruzeiro Seixas e Cutileiro. As obras terão sido falsificadas por ele próprio, assim como as assinaturas.

O homem foi presente a juiz e ficou sujeito a apresentações semanais e ao pagamento de uma caução no valor de cinco mil euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8