page view

Fogo e fumo em avião com 34 alunos portugueses força aterragem em Bilbau

Airbus da easyJet, com 141 passageiros, tinha Paris como destino, mas ficou a meio caminho. Comandante declarou emergência que levou à mobilização de meios para a pista de Bilbau.

16 de fevereiro de 2024 às 08:17
A carregar o vídeo ...

Avião que partiu de Lisboa com 34 alunos portugueses aterra de emergência em Bilbau

Um incêndio num motor e a entrada de fumo na cabine onde seguiam 141 passageiros obrigou esta quinta-feira um voo da easyJet que ligava Lisboa a Paris a uma aterragem de emergência a meio da viagem, no Aeroporto de Bilbau, em Espanha.

Segundo o CM apurou, 34 alunos de uma turma de 12.º ano da Escola Secundária José Afonso, no Seixal, estavam a bordo para uma viagem de estudo a Paris, no âmbito da disciplina de História. De acordo com o diretor André Claro, que falou com os professores que acompanharam os alunos pouco depois da aterragem de emergência, “estão todos bem e muitos nem se aperceberam da situação”. Adiantou que estava previsto outro avião para seguirem a viagem. Pais de alunos, contactados pelos filhos afirmam que se registou um incêndio numa das turbinas.

De acordo com as autoridades locais, o alerta foi dado pelo piloto da aeronave, pelas 12h00, depois de ser detetado fumo na cabine, e levou ao acionamento do protocolo para situações de emergência. Dezenas de bombeiros e viaturas posicionaram-se na pista do Aeroporto de Loiu para receber o Airbus 320, mas o aparelho acabou por aterrar sem problemas de maior. Só parou junto à manga de acesso ao terminal, onde todos os passageiros saíram. A easyJet confirmou o incidente, garantindo que “foi escalado um avião de substituição para que os passageiros pudessem continuar o seu voo para Paris”.

SAIBA MAIS

Para lá dos meios dos bombeiros de Bilbau mobilizados para a pista do aeroporto no momento da aterragem, chegaram a ser acionados meios de socorro da entidade equivalente ao INEM por prevenção.

“ATERRAGEM DE ROTINA”

Segundo a easyJet, “o comandante efetuou uma aterragem de rotina” e o acionamento dos serviços de emergência foi “uma medida de rotina e de precaução”. “A segurança é a maior prioridade da easyJet”, garante a empresa

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8