Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Caso Maddie: fotos de polaco dão novas pistas

Homem confundido com retrato-robô.
Miguel Curado 28 de Outubro de 2015 às 14:53
Wojciech Krokowski passou férias próximo da Praia da Luz e corresponde à descrição do retrato-robô
Wojciech Krokowski passou férias próximo da Praia da Luz e corresponde à descrição do retrato-robô FOTO: DR
As fotografias tiradas por um empresário polaco, durante as férias que passou na Praia da Luz, no concelho de Lagos, em 2007, no período em que ali desapareceu a pequena Maddie McCann, estão agora a ser analisadas exaustivamente pela polícia britânica, que está a fazer uma investigação própria ao caso. O homem, Wojciech Krokowski, de 52 anos, chegou mesmo a ser considerado suspeito nos primeiros tempos da investigação, após o desaparecimento.

O empresário passou férias perto da Praia da Luz, abandonando Portugal a 5 de maio de 2007 (dois dias depois do desaparecimento de Maddie). Na altura, as investigações feitas pela Polícia Judiciária e pela britânica Scotland Yard produziram um retrato-robô de um homem, que teria sido visto a carregar uma menina ao colo.

Wojciech Krokowski foi confundido com esta figura, mas a hipótese foi depois descartada. Fotógrafo amador, o empresário polaco admitiu que fez centenas de fotografias durante as férias que nunca foram tidas como provas. Na altura, o homem foi visto a fotografar crianças, em particular na praia da localidade de vizinha Sagres, no concelho de Vila do Bispo, o que chegou ao conhecimento das autoridades.

Só agora, depois de uma investigação desenvolvida pelo jornal britânico ‘Sunday People’ ter recebido das mãos do empresário centenas de fotografias, que foram entretanto entregues às autoridades britânicas, é que estas estão a ser analisadas pela polícia inglesa que investiga o desaparecimento de Maddie McCann.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)