Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Fuga trama traficante no aeroporto de Lisboa

Menor disse ao SEF que ia ser entregue para exploração sexual.
Miguel Curado 4 de Março de 2020 às 08:49
Menor foi dar o alerta aos funcionários do SEF do aeroporto de Lisboa
SEF
SEF
Menor foi dar o alerta aos funcionários do SEF do aeroporto de Lisboa
SEF
SEF
Menor foi dar o alerta aos funcionários do SEF do aeroporto de Lisboa
SEF
SEF
O rapaz de 15 anos, menino de rua de Luanda, Angola, que acompanhava enganado o traficante de pessoas da mesma nacionalidade detido domingo, por inspetores do SEF do aeroporto de Lisboa - naquela que foi a primeira detenção de suspeitos de tráfico de pessoas para fins sexuais em aeroportos portugueses -, fugiu ao criminoso na sexta-feira, 28 de fevereiro, ao desembarcar em escala para Cabo Verde.

Desesperado e sem documentos, que lhe tinham sido tirados pelo suspeito, o menor dirigiu-se ao gabinete do SEF do aeroporto, onde pediu ajuda. Disse aos inspetores ter sido aliciado com férias em Cabo Verde, pagas por "pessoas ricas".

Já no voo para Lisboa, o traficante informou-o de que seria entregue, na cidade da Praia, a um grupo de pessoas num hotel. O rapaz fugiu assim que pôde. O criminoso seguiu para Cabo Verde mal se apercebeu da fuga.

Com a intervenção de inspetores estagiários, que além de cruzarem informação relativa a suspeitos de tráfico humano, contactaram a polícia angolana, o suspeito foi detido no domingo, ao regressar de Cabo Verde. Fica preso e o menor está entregue a uma instituição.

Pormenores
Operação ‘Bambini 2’
A detenção do traficante angolano, e o resgate do menor, ocorreram na operação ‘Bambini 2’. O SEF identificou 1335 estrangeiros, 177 deles menores.

Controlo de documentos
O SEF diz ainda ter testado, na mesma operação, equipamentos móveis de controlo documental, que detetam infrações.

Reserva em hotel
Os inspetores apuraram que o detido tinha reserva, para si e para o menor, num hotel de Lisboa referenciado como local de passagem de traficantes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)