page view

Gang assalta sem armas

Os alvos são escolhidos a dedo e revelam um planeamento cuidadoso. Os três assaltos que o gang de quatro homens pôs em prática ao longo da tarde de quarta- -feira, em localidades distintas do distrito de Setúbal, foram realizados com uma viatura que tinha sido roubada horas antes. A PSP e a GNR ainda localizaram o grupo em Setúbal e deram início a uma caça ao homem. Os quatro assaltantes acabaram por conseguir escapar e estão a monte.

28 de março de 2008 às 00:30

Os indivíduos usam roupasescuras,lenços encarnadosacobriro rosto, óculos de sol, chapéus e luvas para esconder as identidades. Não utilizam armas mas as ameaças verbais e o seu tom agressivo são suficientes para intimidar as vítimas.

Primeiro, aproveitaram a distracção de um proprietário de uma vivenda, sita à beira da estrada na Venda do Alcaide, Palmela, para lhe roubarem o BMW preto, que estava estacionado na garagem com as chaves na ignição. Eram quase sete da tarde. Segundo uma vizinha, os portões estavam abertos, como é habitual, e o dono, recolhido em casa, só deu pelo roubo já os assaltantes estavam em fuga.

Dirigiram-se à Marateca. O segundo alvo foi a bomba de gasolina da Total, sentido Marateca-Álcacer do Sal, assaltada pelas 20h50. Um no carro, três a actuar. "Eu estava aqui sozinha quando vi um BMW a estacionar junto ao abastecimento de água", conta a funcionária. Estranhando a demora, decide espreitarpelajanela. "Vejo três homens de caras tapadas. Entram aqui, pedem-meodinheiro todo, dizem que é um assalto e ainda me mexem namala",prossegue. Além dos mais de 100 euros em caixa, ainda roubaram chocolates e maços de tabaco.

Fugiram, e dez minutos depois estavam no hipermercado Super Centro, em Lagameças, a pouco mais de 5 km. Arrombaram a porta, ameaçaram a neta da proprietária, de 13 anos, partiram os vidros do escritório ao pontapé e fugiram com a caixa registadora em direcção à Total da Avenida Luísa Todi, em Setúbal.

Aí, partiram parte da porta a pontapé. A funcionária fugiu e o gang levou cerca de 500 euros.

DETIDO COM 180 DOSES DE DROGA

Estava referenciado por se dedicar ao tráfico de estupefacientes e, na manhã de terça-feira, foi apanhado pela PSP, em flagrante delito, quando tentava vender droga. O jovem, que aparentemente actuava sozinho, foi detido pelas 11h30, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes na Rua Luciano Carvalhal, em Setúbal. Foi levado à esquadra para interrogatório e presente ao Tribunal de Setúbal no mesmo dia. Revistado pelos agentes sem oferecer resistência, o indivíduo tinha nos bolsos um telemóvel, uma navalha com 20 centímetros e 13 euros suspeitos de serem provenientes do tráfico de droga. Guardava ainda 126 doses de heroína e outras 54 de cocaína, prontas a ser comercializadas. Até à hora do fecho desta edição desconhecia-se a medida de coacção.

ROUBAVA EM ESTABELECIMENTOS

Elementos da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Setúbal andavam a investigar um jovem de 26 anos desde terça-feira. Segundo testemunhas, que conseguiram descrever o aspecto físico do jovem assaltante à polícia, o rapaz é autor de pelo menos quatro furtos a estabelecimentos comerciais, no centro da cidade. Na quarta-feira, o indivíduo, residente em Poço Mouro, Setúbal, foi identificado pelos agentes, na Avenida do Alentejo. Eram sete e meia da manhã. Levado à esquadra por suspeita de vários furtos e posse de armas proibidas, foi-lhe apreendido um punhal, dois canivetes com oito centímetros de lâmina e pouco mais de vinte euros. O jovem foi libertado e o expediente seguiu para tribunal. Segundo fonte policial, o rapaz actua sempre durante a madrugada, arrombando as portas ou partindo as montras de vidro dos estabelecimentos. Horas antes da identificação, pelas 02h00, assaltou uma farmácia.

PORMENORES

BMW RECUPERADO

Depois de perseguidos pela PSP e pela GNR, os quatro assaltantes acabaram por conseguir iludir a polícia e tiveram tempo para abandonar o carro roubado e fugir a pé. O BMW foi estacionado na Rua Afonso Ventura, junto ao Bairro do Viso, em Setúbal, tendo sido recuperado.

SEGUNDO ASSALTO

Em Fevereiro, a bomba da Total da Avenida Luísa Todi foi alvo de uma tentativa de assalto à mão armada por quatro indivíduos encapuzados. Ainda encostaram uma pistola ao pescoço da funcionária mas acabaram por desistir do assalto por causa dos gritos de duas clientes que foram para a rua pedir socorro.

"NÃO FAZEMOS MAL"

Assim que entraram no Super Centro lançaram o aviso: "Só queremos o dinheiro. Não fazemos mal a ninguém." A PSP garante que os indivíduos actuaram sem estarem armados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8