page view

GNR apreende quase 150 quilos de pescado na lota de Aveiro

Foram identificados três homens cujas coimas podem "ascender aos 37.500 euros".

25 de julho de 2022 às 12:33

A GNR apreendeu 141,5 quilos de pescado, dos quais 53 de lula subdimensionada, na lota de Aveiro, que estavam a ser vendidos fora do regime legal, foi este segunda-feira anunciado.

Em comunicado, a GNR refere que a apreensão ocorreu na quinta-feira e entre o pescado confiscado, por não ter sido sujeito ao regime de primeira venda em lota, constam vários exemplares de lavagante, sapateira, santola, búzios, pescada, galo negro e lula.

De acordo com a Guarda, a apreensão foi feita "pela Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, numa ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura e transporte de pescado fresco".

"Foram identificados três homens, com idades compreendidas entre 45 e os 57 anos, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação, cujas coimas podem ascender aos 37.500 euros", acrescenta.

O regime de venda de pescado fresco estipula que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão.

São objetivos desse regime assegurar um mecanismo regulador de preços, através da concentração da oferta e da procura, acautelar o cumprimento das cotas de captura, para garantir a sustentabilidade das espécies, e o controlo higiossanitário do pescado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8