page view

GNR deteta 2.255 imigrantes ilegais

Detidas 11 pessoas.

06 de agosto de 2015 às 13:57

Militares da GNR detetaram 2.552 imigrantes ilegais e detiveram 11 pessoas no decorrer das missões internacionais que integram de combate à imigração ilegal na União Europeia, indicou esta quinta-feira aquela força de segurança.

A Guarda Nacional Republicana, através da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), participa em três missões internacionais de combate à imigração ilegal da agência Frontex (Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia), com um total de 16 elementos.

O capitão Paulo Gomes, da UCC, disse à agência Lusa que os 16 militares da GNR participam em operações, desde o fim de maio, na Bulgária, Grécia e Hungria com a missão de detetar e encaminhar, através das autoridades locais, os imigrantes ilegais para os centros de acolhimento.

Salvamento no Mediterrâneo

Estas operações da Frontex têm como objetivo proceder "ao salvamento de vidas humanas no mar Mediterrâneo e detetar ilícitos relacionados com a imigração ilegal e com o tráfico de seres humanos", adiantou.

Paulo Gomes afirmou que a Europa está a sofrer uma pressão muito elevada de imigrantes ilegais, tendo as autoridades desses país pedido apoio à Frontex na localização desses imigrantes e controlo de fronteiras da Europa.

Segundo a GNR, os militares da GNR detiveram, desde o início das missões, 11 pessoas por crimes relacionados com o tráfico de seres humanos e o auxílio à imigração ilegal e detetaram 2.552 imigrantes ilegais, dos quais cerca de 50 por cento tiveram necessidade de serem socorridos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8