page view

Homem detido em Santarém por suspeita de tráfico de droga e branqueamento

Detenção ocorreu no âmbito de uma investigação iniciada em janeiro.

26 de novembro de 2025 às 11:03

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Santarém, um homem de 41 anos suspeito de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, no âmbito de uma investigação que decorre desde janeiro e que envolve uma organização criminosa com atuação transnacional.

Em comunicado, a PJ, refere que a detenção, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, ocorreu no âmbito de uma investigação iniciada em janeiro deste ano, com vista a desmantelar uma rede com "elevados meios técnicos" e que atua com recurso a "manobras de contra vigilância e monitorização das autoridades".

Segundo a polícia, esta organização é responsável por operações com impacto direto "na saúde pública e na segurança das comunidades", potenciando outras práticas ilícitas, como crimes "contra a propriedade e contra pessoas, além do crime de branqueamento, cujo objetivo é a dissimulação dos proventos obtidos de forma ilícita", lê-se no comunicado esta quarta-feira divulgado.

No total, foram feitas 13 buscas, onde foram apreendidas três viaturas de gama alta, uma viatura de mercadorias, dois motociclos, três localizadores GPS, três equipamentos de comunicação e um relógio de elevado valor.

Segundo a PJ, a investigação já tinha levado, em abril, à apreensão de 320 quilogramas de folhas de canábis, acondicionadas em vácuo e escondidas na carga de um camião que seguia para o norte da Europa. Nessa altura, foi também apreendido o veículo pesado.

Ainda segundo a nota, "o detido foi presente à autoridade judiciária competente", que lhe aplicou a medida de coação mais gravosa de prisão preventiva.

A Polícia Judiciária sublinha que esta operação se insere no combate ao crime organizado, que "gera alarme social, violência e afeta de forma negativa a saúde e bem-estar da comunidade", sendo considerado prioritário pela investigação criminal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8