Doente com esquizofrenia em condições desumanas e sem apoio.
Vive no meio do lixo e de carraças
Rodeado de lixo, fezes, urina, pulgas e carraças. É nestas condições desumanas que vive Joaquim do Carmo, no bairro Cruz da Parteira, em Portimão. A Segurança Social tem conhecimento do caso mas há cinco anos que está a tentar arranjar uma solução.
‘Paletas’, como é conhecido no bairro, tem 59 anos e sofre de esquizofrenia. Vive sozinho desde que a mãe foi internada num lar. Precisa de medicação para controlar a doença mental mas a enfermeira que ia regularmente à sua casa para lhe dar as injeções foi ameaçada e deixou de ir. "Já não sei o que fazer. Ele só traz lixo para dentro de casa e faz as necessidades no quarto onde há pulgas e carraças. Tentei limpar-lhe a casa mas ele ameaçou-me com uma tesoura", lamentou ao CM a sobrinha Rosa Santos.
A vizinhança também recorda alguns momentos em que Joaquim foi mais agressivo. "Fica agressivo se não toma a medicação e um dia quis bater-me com um pau", recordou Valdemar Silva, proprietário de um café local.
A vizinha Helena Tiago já alertou várias vezes a Segurança Social e lamenta que deixem "um ser humano viver pior do que um animal". Outros vizinhos temem que Joaquim regresse a casa e continue e viver sem apoio social.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.