page view

Imagens mostram traficantes a largar fardos de haxixe no rio Guadiana em fuga à GNR

Foram apreendidos 1700 kg de haxixe em 50 fardos.

10 de maio de 2025 às 08:32
A carregar o vídeo ...

Imagens mostram traficantes a largar fardos de haxixe no Guadiana em fuga à GNR

São imagens impressionantes, a que o CM teve acesso, e que mostram a corajosa e perigosa perseguição que militares da GNR realizaram quinta-feira a uma lancha rápida de narcotraficantes no rio Guadiana, no Algarve, e o sul de Lepe, em Espanha. O acosso da GNR ao grupo deixou-o sem outra hipótese senão largar o haxixe no mar: foram apreendidos 1700 kg de haxixe em 50 fardos.

A perseguição teve início, tal como o CM noticiou, após a Guardia Civil espanhola ter detetado a lancha. Militares portuguesas da Secção de Patrulhamento Costeiro de Olhão (pertencentes à Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras) lançaram-se no busca pela embarcação de alta velocidade. A mesma entrava na Barra do Guadiana e foi tentada a interceção e abordagem.

Mas a potente lancha, com quatro motores fora de bordo, fugiu em direção a águas espanholas, com os traficantes a lançarem ao mar os fardos de haxixe e a conseguirem escapar.

Logo no momento, e em águas espanholas, a GNR recolheu (entregou à Guardia Civil) 50 fardos com 1,7 toneladas de haxixe, bem como um telefone satélite. 

No mesmo dia, a Polícia Martins recolheu, ao largo da Barra do Guadiana, outros 21 fardos com 876 kg de haxixe, podendo as duas ocorrências estar relacionadas.

O Rio Guadiana tem-se vindo a revelar uma porta de entrada de produto estupefaciente oriundo do Norte de África e que tem como destino a Europa, tendo ali sido já apreendidas diversas lanchas rápidas ligadas ao narcotráfico, bem como quantidades significativas de haxixe. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8