page view

Incêndio em Castro Daire mantém duas frentes ativas e chamas em Lamego já ameaçam a população

Autoridades já aconselharam alguns moradores a abandonarem as casas, face à proximidade das chamas.

Atualizado a 20 de setembro de 2025 às 00:28

O incêndio de Castro Daire estava ao início da noite de esta sexta-feira com duas frentes ativas e extensas, mas o comandante no terreno disse à Lusa esperar que, com a entrada da humidade, o combate evolua favoravelmente.

"Neste momento, temos duas frentes ativas, com muita extensão. Mas, com a descida de temperatura e a entrada da noite, esperamos que os trabalhos corram favoravelmente", disse à agência Lusa, o segundo comandante do Comando Sub-regional do Douro.

José Requeijo indicou ainda que ao início da noite não existia "qualquer localidade em risco", apesar de, durante a tarde, o "fogo ter ameaçado uma ou outra aldeia, mas sem provocar danos, graças ao combate dos bombeiros".

Fonte do Comando Sub-regional do Douro indicou também à agência Lusa que "o incêndio, com início em Castro Daire, chegou ao concelho de Lamego, na zona de Mazes", freguesia de Lazarim, no distrito de Viseu.

O alerta para o fogo foi dado pelas 11:05, na localidade de Vale Abrigoso, na freguesia de Mezio e Moura Morta, no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu.

As autoridades antecipavam várias horas de trabalho para controlar os dois incêndios em Castro Daire (Viseu) e Oliveira do Hospital (Coimbra) e que mobilizavam mais de 1.000 operacionais.

Pelas 22:25, combatiam o incêndio 519 operacionais, apoiados por 163 veículos, segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Em Lamego, as chamas já ameaçam a população, com as autoridades a alertarem os populares para a necessidade de abandonarem as casas. Os moradores têm prestado auxílio aos bombeiros num terreno de difíceis acessos, com a ajuda de alfaias agrícolas. 

Publicada originalmente a 19 de setembro de 2025 às 22:43

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8