page view

Torre dos Clérigos no Porto evacuada parcialmente devido a incêndio num quadro elétrico

Chamas foram extintas pela equipa de segurança do local.

Atualizado a 16 de janeiro de 2026 às 19:59
A carregar o vídeo ...

Torre dos Clérigos no Porto evacuada parcialmente devido a incêndio num quadro elétrico

Um incêndio num quadro elétrico mobilizou bombeiros para a Torre dos Clérigos, no Porto, ao início da tarde desta sexta-feira. Segundo apurou o CM, as chamas já tinham sido extintas pelas equipas de segurança à chegada da corporação ao local. Na origem do incidente terá estado um curto circuito numa bateria de UPS (um dispositivo que fornece energia de emergência quando há falha de energia). Por precaução, as pessoas que estavam naquela área saíram, sem alarme. 

A Torre dos Clérigos foi reaberta esta sexta-feira pelas 14:30, após ter sido evacuada parcialmente devido a um curto-circuito numa bateria, informou a Irmandade dos Clérigos, assinalando que não houve danos patrimoniais ou pessoais.

Assegura ainda a instituição que a situação "nunca pôs em causa a segurança das pessoas e do património" e que "foi efetuada uma intervenção ao equipamento" encontrando-se a situação resolvida.

A "evacuação preventiva", continua a irmandade, justificou-se "perante o alerta e o trabalho efetuado no local", ao mesmo tempo que foram ativados os bombeiros que permaneceram no local "até à completa verificação do incidente, não tendo sido identificado qualquer risco adicional", tendo ainda sido feita a "verificação aos equipamentos e quadros elétricos dando a situação como resolvida".

O edifício esteve encerrado cerca de duas horas, reabrindo em segurança pelas 14:30, referiu, citado pelo comunicado, o diretor executivo da irmandade, António Tavares.

Fonte da Câmara do Porto revelou ao início da tarde à Lusa que a Torre dos Clérigos tinha sido parcialmente evacuada devido a um foco de incêndio numa bateria no piso superior daquele monumento.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros Sapadores e Voluntários do Porto. O alerta foi dado pelas 12h39.

Publicada originalmente a 16 de janeiro de 2026 às 13:54

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8