page view

Indignação em Faro por falta de verba de apoio para recuperar estragos do mau tempo

Câmara contabiliza 4 milhões em prejuízos na costa, mas ministro fala em 250 mil euros.

18 de março de 2018 às 09:27

A Câmara de Faro partilha a indignação manifestada pelo PSD local perante a falta de verba de apoio para recuperar os estragos provocados pelo temporal que, nas últimas semanas, assolou o Algarve. Só no município, a autarquia contabiliza cerca de 4 milhões em prejuízos, enquanto o ministro do Ambiente fala em apenas 250 mil euros para toda a região.

Fonte da Câmara confirmou ao Correio da Manhã que a posição do executivo (PSD) é "semelhante" à da concelhia social-democrata. Após ser conhecida a verba, a Comissão Política de Faro do partido classificou-a como "ridícula e insultuosa".

O valor foi avançado pelo ministro, João Pedro Matos Fernandes, na visita às zonas mais afetadas do Litoral da região (Portimão, Fuseta e Faro), na quarta-feira. Na altura, o governante defendeu que a areia levada pelo mar - que para a Câmara de Faro representa um prejuízo de mais de 3,7 milhões de euros - será, em parte, reposta naturalmente e prometeu voltar a falar com os autarcas sobre o assunto após a Páscoa.

Mas a autarquia contabiliza ainda mais 500 mil euros de danos - 375 mil só no paredão da praça central da praia de Faro, para a qual o ministro propôs a construção de uma estrutura mais leve.

PORMENORES

3 milhões para agricultura

O Governo disponibilizou três milhões em apoios para repor a produção nas explorações agrícolas danificadas pelo tornado de 4 de março.

Pronto até ao verão

João Pedro Matos Fernandes acredita que grande parte das reparações esteja feita até à Páscoa e todas até ao verão.

Outros prejuízos

No levantamento inicial, a Câmara de Faro contabilizou ainda 40 mil € de prejuízos em equipamentos desportivos, 20 mil nas zonas pedonais e perto de 1,5 milhões entre os privados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8