Vítima perseguida depois de espreitar para quintal e atingida dentro de pizzaria. Disparos atingiram ainda outro homem.
Um inspetor da secção de roubos da Polícia Judiciária de Lisboa, que também era instrutor de tiro, começa a ser julgado quarta-feira por uma perseguição a tiro pelas ruas de Odivelas que terminou com um menor de 14 anos baleado duas vezes e um homem que nada tinha a ver com o caso atingido por uma 'bala perdida' quando estava sentado num passeio a beber café.
Luís Filipe Robalo responde por dois crimes de ofensas à integridade física qualificados, segundo o Ministério Público, pela forma como atuou na noite de 28 de maio de 2018. De acordo com a acusação, a vítima, Ivan Santos, vinha de um jogo de futebol na Pontinha com um grupo de cinco amigos e caminhavam em direção a uma pizzaria em Odivelas. Ao passarem pela Urbanização Colinas do Cruzeiro, o jovem de 14 anos ouviu "um cão a ganir" e "subiu a uma caixa de eletricidade", com o objetivo de espreitar para o "interior do terraço". Mas a mulher do inspetor da PJ estava a estender roupa e gritou assustada quando viu a cabeça do adolescente a aparecer sobre a vedação.
"Alertado pelos gritos da mulher, o arguido, que estava na cozinha, assomou ao local e disse "Então car****?!. O que é isto?, Eu já aí vou!" Ivan Santos disse aos amigos para fugirem dali e o grupo começou a correr. Luís Robalo foi buscar o carro e a arma - ambos de serviço - e juntamente com a mulher foram atrás do grupo, que detetaram algumas centenas de metros depois, junto à Telepizza das Colinas do Cruzeiro. Ultrapassou o grupo, parou o carro, e saiu com a carteira da PJ numa mão e a arma noutra. Identificou-se como polícia, disse para ficarem quietos e deu um tiro para o ar, mas o grupo continuou a correr.
Ivan tropeçou e ficou para trás, mas foi ajudado por um amigo, e correu em direção à pizzaria, onde entrou. Luís Robalo desferiu dois disparos ainda na rua, mas não o atingiu nessa altura. Manteve a perseguição no interior da Telepizza, "onde efetuou mais dois disparos, um no corredor, outro na cozinha, a uma distância de cerca de três metros".
Ivan foi nessa altura atingido na coxa esquerda, mas conseguiu sair da Telepizza. Já na rua foi baleado outra vez, agora no "pé direito, o que motivou a sua queda no chão". Luís Robalo disparou mais uma vez, mas "o projétil embateu no chão", e algemou o jovem.
Percebeu-se minutos depois que outro homem, que nada tinha a ver com o caso, tinha sido baleado numa perna ainda antes da entrada na Telepizza. Foi atingido por uma 'bala perdida' disparada pelo inspetor quando bebia café num passeio junto a uma loja 'Grab & Go'.
SAIBA MAIS
Casal alega invasão e tentativa de assalto
O inspetor Luís Robalo e a mulher alegaram que o jovem baleado e os amigos tentaram saltar a vedação para o quintal da casa onde viviam com o objetivo de os assaltarem. A investigação comprovou que nenhum dos elementos do grupo entrou no espaço e só Ivan espreitou para o interior por ter ouvido "o ganido do cão".
Início de julgamento adiado
O início do julgamento de Luís Robalo deveria ter acontecido no dia 14 de janeiro, mas foi adiado pelo atraso de um dos jurados, que se esqueceu que tinha de estar no tribunal de Loures pelas 9h00. Depois, o advogado de defesa sentiu-se mal e teve de abandonar a sessão para ir ao hospital por motivo de doença. A sessão foi adiada para quarta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.