page view

Interpol emite o seu primeiro alerta Prata. Objetivo é apreender bens a criminosos

Fase de testes do alerta Prata vai prolongar-se até, pelo menos, novembro deste ano.

10 de janeiro de 2025 às 11:58

A Interpol, organização internacional de polícia criminal, publicou o seu primeiro alerta Prata. Trata-se de um projeto piloto, no qual Portugal é um dos 52 países participantes, que visa rastrear, detetar e apreender bens que membros do crime organizado tinham utilizado no branqueamento de dinheiro do crime. O alerta inaugural foi emitido por Itália e tem como alvo um destacado membro da máfia.

O alerta Prata junta-se a outros, como o Vermelho (suspeitos procurados), o Amarelo (pessoas desaparecidas) e o Preto (corpos por identificar).

Este novo alerta permite aos países membros da Interpol solicitar informação sobre bens ligados a suspeitos de criminalidade organizada, fraudes, corrupção, tráfico de droga, crimes ambientais e outros crimes graves. De acordo com a Interpol, o alerta Prata facilitará a identificação, localização e a obtenção de informação sobre esses bens: propriedades, veículos, contas bancárias e empresas. Os países podem solicitar entre si o arresto, apreensão e recuperação desses bens.

Valdecy Urquiza, secretário-geral da Interpol, destacou que “retirar aos criminosos a sua rede de lucros ilegais é uma das mais importantes formas de lutar contra o crime organizado transnacional, especialmente considerando que 99% dos bens de criminosos permanecem por recuperar”.

A fase de testes do alerta Prata vai prolongar-se até, pelo menos, novembro deste ano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8