page view
José Sócrates
Atualizado a 08 de julho de 2025 às 08:47

Dos requerimentos da defesa à tensão com a juíza: o que se passou na primeira sessão de julgamento da Operação Marquês

Operação Marquês

 - Oito anos depois da acusação, quatro após o fim da fase de instrução, José Sócrates e mais 20 arguidos começam hoje a ser julgados, no Campus da Justiça, em Lisboa, por 117 crimes de corrupção, fraude fiscal, branqueamento de capitais, entre outros. 
- Esta é a primeira vez que um ex-ministro se senta no banco dos réus. Sócrates vai ser julgado por 22 crimes, três de corrupção, seis de fraude fiscal e 13 de branqueamento de capitais.
- Entre os arguidos deste processo está também o antigo presidente do BES Ricardo Salgado, que está acusado de 11 crimes de corrupção ativa e de branqueamento de capitais. Assim como Carlos Santos Silva, nomeado por José Sócrates, para movimentar o dinheiro para as contas do ex-primeiro-ministro.
- O processo conta com mais de 650 testemunhas.
- O julgamento vai ser presidido por Susana Seca. No total estão marcadas 53 sessões até ao final deste ano.
Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 18h14

"Foi ele [António Costa] quem me apresentou Manuel Pinho": Sócrates à saída do tribunal

À saída do tribunal, José Sócrates lamentou o silêncio de António Costa durante o processo. "Eu convoco o António Costa como testemunha, uma condição que todos os cidadãos podem ter. Foi ele quem me apresentou Manuel Pinho, não foi o Ricardo Salgado", declarou o antigo primeiro-ministro. 

José Sócrates referiu-se ainda ao silêncio de Costa como um ato de "covardia" e acusou a juíza de estar encarregue de "manter um embuste". 

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 17h53

Encerrada a sessão

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 17h39

Vários arguidos pedem dispensa das sessões

Carlos Santos Silva questionou se poderia ser dispensado de estar presente nas sessões, a menos que seja a sessão em que vai ser interrogado, "devido a motivos profissionais", referiu. Joaquim Barroca também efetuou o pedido, pelo mesmo motivo. 

Zeinal Bava, ex-presidente da Oi e da Portugal Telecom considera ser "incompatível vir a Lisboa a partir de Londres, todas as sessões". Armando Vara pediu também a dispensa. 

A juíza atendou aos pedidos, explicando que devem comparecer sempre que pretenderem falar.

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 17h16

"Mais alguma advertência, senhora juíza?!": Sócrates ironiza enquanto sessão prossegue com identificação dos arguidos

A sessão prossegue com a identificação dos arguidos por parte da juíza. No momento de identificação de José Sócrates, o antigo primeiro-ministro usou um tom irónico para responder às questões. 

“Mais alguma advertência senhora juíza?! Não sabia que se advertia as pessoas quando pedem para falar”, disse Sócrates. 

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 16h45

É ouvida a defesa de José Paulo Pinto de Sousa, primo de Sócrates

“O documento mais importante para a defesa do arguido que aqui represento é a acusação. Não por aquilo que diz, mas por aquilo que não diz. Estamos confiantes na nossa defesa”, referiu. 

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 14h47

Defesa de Sofia Fava começa por requerer nulidade da reversão da decisão do juiz de instrução Ivo Rosa

A defesa de Sofia Fava começa por requerer nulidade da decisão tomada pelo acórdão da relação de Lisboa que, em janeiro de 2024, reverteu a decisão do juiz de instrução Ivo Rosa.

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 14h43

Advogado de Sócrates quer transmissão do julgamento em direto

"Queremos provar que Sócrates não cometeu crime algum e que as acusações que lhe são feitas são falsas", referiu Pedro Delille durante a sessão.

A defesa de Sócrates solicitou ainda que o tribunal defira um pedido para que seja possibilitada a transmissão integral do julgamento.

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 14h40

Retomada a sessão

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 12h54

"A juíza não concorda com nada do que a defesa faz", diz José Sócrates à saída do tribunal

Em declarações aos jornalistas à saída do tribunal, José Sócrates afirmou que "a juíza não concorda com nada do que a defesa faz". Em causa estão os requerimentos feitos pela defesa de José Sócrates ao longo de toda a sessão, que levaram a que a juíza considerasse que o advogado, Pedro Delille, estaria a tentar atrasar os trabalhos. 

José Sócrates acusou ainda a juíza de "completa parcialidade" no que diz respeito ao caso.


A saída de Sócrates do tribunal foi feita com grande aparato policial, com o ex-primeiro ministro a ser escoltado até ao carro com oito elementos da PSP. 


A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 12h31

Pausa para almoço

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 12h30

Após defesa manifestar vontade de apresentar mais um requerimento, juíza considera que advogado está a tentar atrasar os trabalhos

O advogado de José Sócrates questiona várias vezes a juíza sobre se as decisões tomadas são tomadas apenas pela juiz presidente ou pelo coletivo. A juíza explica que não tem de justificar as decisões que toma. 

Após a defesa manifestar vontade de apresentar mais um requerimento, a juíza considera que advogado está a tentar atrasar os trabalhos e, por isso, interrompe mais uma vez.

Pedro Delille pede mais tempo para poder fazer mais um requerimento por escrito. A juíza responde e diz que pode fazer o requerimento quando entender, mas que não pode interromper o decurso dos trabalhos. 

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 12h10

"Quem preside a este julgamento sou eu": juíza levanta a voz durante momento tenso na sala

Depois de a juíza avançar que requerimento da defesa de Sócrates para afastar o coletivo de juízes não implica suspensão do julgamento, o advogado pede a palavra. No entanto, a juíza alerta Pedro Delille para que faça requerimentos concisos, o que provoca tensão na sala. "Quem preside a este julgamento sou eu", declarou a juíza. 

"Dou lhe a palavra quando entender que deve ter a palavra. Quem preside o coletivo de juízes sou eu, não é o senhor. Seguimos o código", acrescentou. 

"O Sr. Dr. não interrompe o coletivo de juízes, não interrompe a palavra nem fala quando entende", disse ainda a juíza. O Ministério Público pede depois que se prossiga a sessão. 

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 12h00

Juíza diz que requerimento da defesa de Sócrates para afastar o coletivo de juízes não implica suspensão do julgamento

Durante a sessão, a ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, chega ao julgamento. Sofia Fava senta-se atrás de José Sócrates que se vira para trás para cumprimentar a ex-mulher. 

Logo depois, a juíza diz que requerimento da defesa de Sócrates para afastar o coletivo de juízes não implica suspensão do julgamento. 

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 11h42

Sócrates exalta-se com juíza e é advertido pelo Tribunal

José Sócrates ausenta-se da sala sem pedir autorização ao tribunal. A juíza questiona o advogado e avisa que arguido não pode sair sem pedir autorização.

"Era o que faltava ter de avisar quando vou ao quarto de banho", diz José Sócrates. A Juíza não lhe deu a palavra e o antigo-ministro exaltou-se: “Desculpe, não me dá a palavra?!”, insiste Sócrates.

"Vai-se manter sentado e aguardar pelo momento em que lhe será dada a palavra", afirma a juíza que, entretanto, fez uma pausa de para avaliar os requerimentos da defesa de Sócrates.

À porta da sala, José Sócrates trocou algumas palavras com o advogado sobre o que se passou.

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 11h30

José Sócrates pede nova suspensão

O antigo-primeiro-ministro José Sócrates pede nova suspensão. O Ministério Público está com "excesso de vontade" neste processo, diz o advogado de Sócrates

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 11h29

Advogado de Sócrates vai apresentar um requerimento

Advogado de José Sócrates vai apresentar um requerimento. 

"Vossa excelência não tinha competência para pedir urgência relativamente a este processo", disse. 

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 11h27

Defesa de Ricardo Salgado pretenderia que o arguido falasse

Defesa de Ricardo Salgado pretenderia que o arguido falasse em tribunal, mas na sequência da sua condição cognitiva não pode.

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 10h52

José Sócrates quer prestar declarações no julgamento

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 10h39

Advogado de João Perna pede escusa

O advogado de João Perna pediu escusa. Perna não quer comentar, perante a questão da juíza, sobre se tinha alguma coisa a dizer. Foi-lhe nomeado um advogado oficioso para a sessão desta quinta-feira.

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 10h36

Começa o julgamento

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 10h35

José Sócrates senta-se ao lado de Carlos Santos

Na sala de audiências estão 13 arguidos. José Sócrates está sentado ao lado de Carlos Santos.

Sofia fava, ex-mulher de José Sócrates, não está presente.

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 10h20

“Este julgamento é impossível ser justo”: advogado de Ricardo Salgado fala sobre estado de saúde de cliente

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 09h36

"Lapso de escrita foi um estratagema para me forçarem de novo a vir ao tribunal": Sócrates à chegada do Campus de Justiça

À chegada do Campus de Justiça, José Sócrates começou por garantir que o que o levou de novo ao tribunal foi o "lapso de escrita, fundamentado na ideia de que os procuradores se enganaram". O antigo ministro apelidou esse lapso de "estratagema".

"Há quatro anos, saí deste tribunal ilibado de todas as acusações do Ministério Público. Forçaram-me a vir de novo para responder exatamente às mesmas acusações de há quatro anos. Há quatro anos, a decisão instrutória não valeu porque houve um lapso de escrita fundamentado no seguinte: todos os procuradores enganaram-se. Enganaram-se logo naquela parte da acusação que diz respeito à qualificação das novas condutas. O lapso de escrita foi um estratagema que arranjaram para me forçarem de novo a vir ao tribunal", disse.

"O sistema judicial não deixa que eu recorra deste lapso de escrita", frisou José Sócrates, em declarações aos jornalistas.

Sócrates criticou ainda o Procurador-Geral da República: "O PGR não tem o direito de dizer o que disse, por isso, apresentei um pedido de recusa do PGR para intervir neste processo".

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 às 08h58

José Sócrates chega ao Campus de Justiça

Publicada originalmente a 03 de julho de 2025 às 08:58

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8