page view

Josué 'Boxista' de 24 anos foi morto a tiro à porta de bar no centro do Porto

Um dos suspeitos envolvidos na rixa esteve preso por envolvimento na morte de Igor Silva nos festejos do FC Porto, em 2022.

Atualizado a 04 de maio de 2025 às 19:11

Josué 'Boxista', de 24 anos, foi assassinado a tiro, pelas 5h00 deste domingo, à porta de um bar na Rua Escura, centro do Porto. A vítima foi atingida com um tiro no peito, junto ao braço esquerdo. 

Segundo apurou o CM, ao homicídio teve origem numa rixa entre o grupo de Josué com outras pessoas, ter-se-á tratado de uma situação de ajuste de contas.

Ao que tudo indica, no meio da confusão 'Boxista' foi atingido a tiro, os amigos ainda o terão colocado no carro para o levar para o hospital, mas a viatura em que seguiam terá sido destruída nesse momento - com os vidros da frente e de trás partidos.

Poucos metros depois e com o jovem a esvair-se em sangue, o carro acabou por embater num prédio em obras, momento em que o airbag foi acionado.

O alerta foi dado depois das 05h00. Os moradores dizem que junto ao carro estavam envolvidas em confusão “mais de 50 pessoas”. Por não haver condições de segurança no local a vítima acabou por ser encaminhada numa ambulância do INEM, acompanhada pela VMER para o Hospital de Santo António, onde o óbito acabou por ser declarado.

A PSP rebocou o carro onde o jovem foi encontrado baleado. O caso passou para a PJ do Porto.

A rua onde aconteceu o crime é bastante turística. Uma loja que faz workshops de pastel de Natal está com dificuldades de acesso ao interior, bem como um alojamento local, uma vez que está uma viatura imobilizada mesmo em frente à porta onde o carro em que seguia Josué, de 24 anos, ficou parado após o embate violento.

Envolvidos na rixa têm histórico com troca de tiros 

Valquírio, um homem que esteve envolvido na rixa em que Josué acabou por ser morto, entregou-se voluntariamente numa esquadra da PSP. Valquírio tentou explicar o que aconteceu, mas alega que não foi ele quem disparou contra o jovem de 24 anos. 

Daniel 'Cenoura', principal suspeito do crime e sobrinho de Valquírio, terá, disparado contra Josué para defender o tio. Tanto 'Cenoura' como Valquírio já estiveram envolvidos em outras situações com troca de tiros. 

Valquírio já é conhecido das autoridades e esteve preso por ter estado envolvido na morte de Igor Silva, nos festejos do título do FC Porto em 2022. No entanto não chegou a ser acusado.

Josué tinha cadastro

Josué estava a ser julgado no Tribunal de Penafiel por ter tentado matar um jovem no bar Praxe, em Paredes. O homem foi filmado a cometer o crime, terá disparado quatro tiros e três deles terão atingido a vítima. O julgamento tinha alegações agendadas para a próxima semana.

'Boxista' também estava a investigado por agressão a polícia no bar Swing, na Boavista.

Donos do bar investigados por tráfico de droga

Vítor 'do ouro' e Carla também conhecidos pelas autoridades devido à ligação ao tráfico de droga são os proprietários do bar onde aconteceu a rixa. Ambos já foram investigados, sendo que o proprietário chegou a cumprir uma pena que ultrapassa mais de dez anos de cadeia. 

Devido às novas evidências, as autoridades iniciaram novas investigações. 

Publicada originalmente a 04 de maio de 2025 às 10:03

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8