Tânia Laranjo
JornalistaFrancisca Laranjo
JornalistaO julgamento do segundo processo de Rui Pinto decorreu esta segunda-feira em Lisboa, com o criador do Football Leaks a responder por 242 crimes relacionados com o acesso a emails do Benfica e de outras entidades.
Rui Pinto vai responder em julgamento por 201 crimes de acesso ilegítimo qualificado, 23 crimes de violação de correspondência agravados e 18 crimes de dano informático.
Além do Benfica, entre as figuras e instituições visadas encontram-se também outros clubes, Liga, empresas, sociedades de advogados, juízes, procuradores, Autoridade Tributária e Rede Nacional de Segurança Interna.
Julgamento acompanhado pelas jornalistas Tânia Laranjo, Francisca Laranjo e Daniela Vilar Santos
“O nosso entendimento é que há um espírito de vingança”: advogado de Rui Pinto à saída do julgamento
“Os factos têm de ser julgados e punidos, isto não é nenhuma vingança”: advogado do Benfica sobre os crimes de Rui Pinto
Termina a sessão
A juíza questiona Rui Pinto se quer falar. O arguido diz que não e a sessão termina. É retomada quarta-feira pelas 9h30.
Advogado de Rui Pinto: "Este processo é um absurdo”
O advogado de Rui Pinto, Francisco Teixeira da Mota, começa por questionar com alguma ironia "quem é o Benfica neste processo?". Defende que o arguido não se moveu por razões clubísticos e recorda que o FC Porto também teve documentos graves expostos.
Francisco Teixeira da Mota recorda que foi revelada uma situação gravíssima de corrupção graças a Rui Pinto (relativo a Isabel dos Santos). “Acho graça que o assistente que tem as culpas no cartório (Benfica) venha invocar moralismos”.
Defesa do Benfica: "O arguido foi não mais nem menos do que um assaltante de domicílios informáticos"
A defesa do Benfica quer fazer exposições introdutórias. Rui Patrício começa por explicar que representam três assistentes: Benfica, Benfica SAD e Benfica estádio. "O arguido não admite todos os crimes, mas admite o essencial. Qualifica os atos que praticou como ilegais e condenáveis", afirma.
"É alguém que se dedicou a pôr em causa a segurança informática, a privacidade. Contribuiremos para esclarecer que o arguido não é um denunciador", continua. O advogado acrescenta que querem demonstrar que Rui Pinto é um pirata informático e não um denunciante protegido. "Os fins não justificam os meios".
“Diz que eram fins de investigação e interesse público, mas eram sim de natureza clubística”, diz Rui Patrício. Acrescenta ainda que há um facto evidente em relação ao hacker: "a colaboração com a justiça só começa quando foi apanhado".
"Acedeu a credenciais de acesso, cedeu a terceiros e divulgou", continua.
A defesa do Benfica afirma ainda que tem também como objetivo "demonstrar que [Rui Pinto] é o autor do blog de Mercado do Benfica”. “A aceitar a defesa do arguido, [este] poderia muito mais que as polícias. Seria a espécie de um super-herói”, diz.
“O arguido foi não mais nem menos do que um assaltante de domicílios informáticos”.
"Neste momento não pretendo prestar declarações", afirma Rui Pinto.
Está presente o advogado que representa o Vitória Sport Club, também visado no processo. A advogada Susana Marques também está presente e representa Luís Filipe Vieira.
A juíza começa por pedir a Rui Pinto que se identifique. O arguido confirma que está desempregado e que a sua última profissão foi um negócio de compra e venda de livros na Hungria.
Rui Pinto aparece pela primeira vez sem colete à prova de bala
Rui Pinto já está na sala de audiência e protegido por três elementos do corpo pessoal da PSP. Está vestido com uma camisola azul, sorridente e pela primeira vez sem colete à prova de bala.
“Preferimos falar primeiro lá dentro”: advogados do Benfica recusam falar à chegada ao tribunal
"Está bem e naturalmente preocupado": advogada de Rui Pinto à chegada ao tribunal
Luísa Teixeira da Mota, advogada de Rui Pinto, disse à chegada ao tribunal que o hacker "é uma pessoa positiva e está bem". "Está naturalmente preocupado com o que tem sido a atuação do Ministério Público que o impede de ter uma vida normal", acrescentou.
Julgamento prestes a começar
Os advogados de Rui Pinto e do Benfica já chegaram ao tribunal
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.