Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Ladrões livres geram pânico

Licínio Alves, 68 anos, nem queria acreditar na decisão do Tribunal de Valpaços, que deixou em liberdade os dois homens que na noite de 21 de Outubro de 2007 o esfaquearam no rosto e na cabeça, lhe partiram um braço e lhe rasgaram a orelha, tudo para roubar 350 euros. Os agressores foram detidos na segunda-feira pela GNR e depois libertados.

9 de Novembro de 2008 às 00:30
Licínio Alves foi violentamente agredido para lhe roubarem 350 euros
Licínio Alves foi violentamente agredido para lhe roubarem 350 euros FOTO: Almeida Cardoso

"Agora vão matar-me. Acho que não se fez justiça." Foi este o desabafo de Licínio Alves ao CM quando teve conhecimento da decisão do tribunal. A revolta estende-se à população de Redondelo, a pequena aldeia da freguesia de Carrazedo de Montenegro, Valpaços, onde a vítima reside. "A lei está boa para os bandidos. Então dois homens que assaltaram o Licínio na sua casa, o puseram a sangrar na cama e roubaram 350 euros não mereciam outra penalização?", interrogou Maria da Silva, habitante da aldeia.

O temor e a preocupação são agora maiores do que nunca: "Somos poucos habitantes. A família deles vive num bairro a cerca de 300 metros da aldeia. Agora receamos pelo que nos vai acontecer", sublinhou José Matos, outro morador de Redondelo. Ao que conta a população, foram já várias as ocasiões em que os assaltantes e os seus familiares atravessam os carros na estrada que passa na aldeia, numa atitude de provocação.

Uma habitante garantiu ao nosso jornal que na passada segunda-feira, dia em que uma operação da GNR levou à detenção dos dois suspeitos, de 19 e 21 anos, vários familiares dos detidos andaram a rondar as pessoas para verificar se elas falavam algo sobre eles. "Temos medo. Agora vamos ter de trancar as portas."

A medida de coacção aplicada pelo tribunal aos arguidos resumiu-se a apresentações diárias no posto da GNR de Carrazedo de Montenegro e ao impedimento de aproximação até ao limite de cem metros do local da residência de Licínio Alves.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)