Viúva de triatleta conta a sua versão de como aconteceu o homicídio de Luís Miguel Grilo.
1 / 6
Procuradora:
Procuradora: Senhora Rosa, regressando à descrição que a senhora fez dos senhores que compareceram lá na sua casa. A senhora diz que apareceram à porta, abriu a porta, eles forçaram a porta aberta, taparam-lhe a boca e portanto a senhora depois começou esta situação. A senhora conta que há dois disparos, mas fala na existência de uma outra arma, quem é que tinha essa arma?
Rosa Grilo:
Rosa Grilo: Todos tinham arma.
P: Todos tinham uma arma. E então apontavam as armas todas a vós? Chegaram a apontar-vos as armas?
R: Quando ameaçavam, apontavam a arma, mas por norma tinham a arma acho que era aqui atrás, não tenho a certeza, mas eles guardavam as armas algures.
P: Diz que se deslocou com eles a Benavila, que estiveram a dar a volta a casa, eles na altura também a agrediram e depois regressaram outra vez às cachoeiras.
R: Exato.
P: A senhora diz que partiram para lá, mais ou menos por volta das 8 da manhã?
R: Sim, por aí.
P: E depois estiveram lá quanto tempo?
R: Eu penso que terá sido.. nós chegámos.. umas 2 horas.
P: Chega a Benavila a que horas?
R: Por volta das 10h penso
P:Vai pela estrada nacional, não foram pela autoestrada?
R: Não, pela nacional.
P: Estão lá duas horas e depois regressam. Este carro em que a senhora vai é de que cor?
R: É preto.
P: Tanto para lá como para cá vai sempre no banco de trás?
R: Sim.
P: E vai com a mala ao pé de si?
R: Sim.
P: E o telemóvel consigo como a senhora diz?
R: Sim, mas eu não mexi, a mala ficou no carro.
P: A senhora tirou as chaves da mala ainda dentro do carro e a mala ficou lá?
R: Exatamente. Eu ainda usei o telemóvel. Penso que foi na minha casa porque quando as pessoas ligavam, eles mandavam-nos responder.
P: Levou esta arma aleatoriamente. A senhora fala então do primeiro disparo sobre o seu marido e que fica a respirar durante algum tempo. E eles então decidiram dar um segundo disparo e naquele segundo disparo, terá sido o momento em que o seu marido faleceu?
R: Não...
P: Também não faleceu com o segundo disparo?
R: Só passado mais um bocadinho é que...
P: A senhora está de pijama? A senhora diz que vai de pijama para Benavila. A senhora diz que estacionaram o carro um pouco antes da casa para ninguém dar por vós. (...) nós temos uma situação, como sabe, há várias diligências da investigação que foram realizadas e depois temos aqui que no dia 16 há uma sinalização do seu telemóvel na área de Alverca e há até uma operação multibanco no Pingo Doce de Alverca que se situa temporalmente por volta das 13h e tal da tarde.
R: Isso no domingo?
P: Não, no dia 16. No dia em que isto se passou, na segunda-feira. Uma operação no Pingo Doce de Alverca e depois há uma deslocação no seu telemóvel para a área de Alverca e um regresso outra vez às Cachoeiras. A senhora tem alguma explicação para essa situação?
R: Na segunda-feira sim. Quando viemos lá da terra.
P: Então mas os senhores vieram de Benavila e depois passaram por Alverca. Fica no percurso?
R: Não, mas tenho o escritório.
P: Então ainda passou com os senhores pelo vosso escritório em Alverca?
Juíza: Porque é que não disse há pouco?
R: Peço desculpa não…
J: Então porque levantou dinheiro?
R: Não fui levantar dinheiro, quer dizer, fui, mas acabei por levantar dinheiro…
J: A senhora estava de pijama! A senhora estava de pijama! Certo?
R: Sim sim
J: Foi ao Pingo Doce de pijama?
R: Fui. Eram umas calças tipo fato de treino e uma camisola.
P: A senhora vai aos escritórios porque as pessoas com quem está obrigam-na a ir lá. E obrigam porquê?
R: Eles quiseram lá ir.
P: Então mas eles entraram no escritório?
R: Não, porque eu tinha lá gente.
P: Então o carro chega à porta do escritório e a senhora sabe que tem lá gente? Consegue ver para o interior do escritório? Já era expetável estar lá gente porque era uma segunda-feira.
R: Sim sim. (...) mas nós parámos no Pingo Doce.
P: Onde a senhora foi levantar dinheiro porque lhe apeteceu levantar dinheiro?
R: Não, porque depois vimos pessoas conhecidas e nós tínhamos parado no Pingo Doce. Eu encontrei umas pessoas conhecidas.
P: Mas diga-me uma coisa, os seus escritórios ficam ao pé do Pingo Doce?
R: Não. O Pingo Doce em que parámos é sobre a linha, é no caminho para o escritório. Eles pararam aí o carro.
P: E depois fazem o regresso e é quando fazem o regresso que faz a operação multibanco?
R: Não. Foi à ída para lá porque eles pararam no Pingo Doce e lá houve umas pessoas conhecidas que me viram.
P: E quem são essas pessoas que a viram?
R: Foi uma senhora.. que trabalha ali numa empresa.
P: Mas nessa altura quando a senhora se desloca ao multibanco está sozinha?
R: Porque foi assim, elas vieram cá fora e o que é que eu estava a fazer dentro de um carro... não sei se elas perceberam
mas eu entretanto entrei, fui ao Pingo Doce e falei com… eu falei dentro do Pingo Doce, não sei se ela
P: E viu-a no Pingo Doce, cumprimentou- a e fez o levantamento. Eles entretanto pararam no Pingo Doce e disseram para você ir levantar dinheiro?
R: Não, nós parámos no Pingo Doce porque eles estavam-me a perguntar quem é que estava no escritório e a que horas estavam lá para irmos lá e se estava lá alguma coisa e estava, a pressionar-me.
P: Então a senhora faz uma viagem de pelo menos uma hora e meia, porque é que precisam de parar para lhe fazer estas perguntas? A senhora responde o quê?
R: Eu disse que estava lá gente de certeza.
P: E a seguir?
R: Eles disseram então "vai ali e levanta dinheiro só para dizeres que foste fazer alguma coisa" e foi o que eu fiz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.