page view

Liga quer mais mil bombeiros no terreno

Começa esta segunda-feira o nível Bravo do dispositivo de combate a fogos. Liga denuncia atraso nos meios aéreos.

15 de maio de 2023 às 08:18

Começa esta segunda-feira, e estende-se até 30 de junho, o nível Bravo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para 2023. O Ministério da Administração Interna (MAI) tem previsto o empenhamento, neste período, de 5517 bombeiros no terreno. No entanto, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse ao CM defender a mobilização de pelo menos mais mil elementos.

Sublinhando o ano atípico que vivemos, com a admissão pelo MAI de um aumento de 40% no risco de incêndio devido às alterações climáticas, António Nunes, presidente da LBP, defende “o reforço do diálogo entre a tutela e os bombeiros”. “Nós já propusemos a chamada de mais mil bombeiros para um reforço de vigilância. Além disso, estamos preocupados com o atraso na contratualização dos meios aéreos”, acrescentou.

Para o nível Bravo do DECIR, recorde-se, o MAI prometeu 34 meios aéreos no terreno. António Nunes defendeu ainda a chamada de bombeiros do quadro de reserva, para reforçar o dispositivo de Proteção Civil da Jornada Mundial da Juventude, “tal como aconteceu na PSP e GNR”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8