page view

Ameaça de bomba em voo Istambul-Lisboa

Imprensa turca diz que o avião esteve rodeado por meios de segurança no aeroporto de Istambul.

01 de abril de 2015 às 12:20

Já voou na Turkish Airlines?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já voou na Turkish Airlines?

Um avião da Turkish Airlines que fazia, esta quarta-feira, a ligação entre Istambul e Lisboa foi obrigado a regressar ao aeroporto, na Turquia, por volta das 12h, devido a uma mala não acompanhada a bordo. Os 170 passageiros e 7 tripulantes trocaram de avião e acabaram por voltar a descolar da capital turca e aterraram no aeroporto da Portela, em Lisboa, já depois das 19h.

19h59: Uma das passageiras do voo TK1759, Natércia Fonseca, disse à CMTV que a tripulação não avisou os passageiros do sucedido durante o voo inicial. "Não nos disseram absolutamente nada; chegámos à Grécia e sentimos que o avião estava a voltar e a aterrar", referiu a passageira.

O marido de Natércia, Vítor Fonseca, saudou a forma como a Turkish Arlines resolveu o problema, referindo que "a companhia portou-se francamente bem, porque deixaram o avião em que seguíamos no aeroporto, em Istambul, e colocaram-nos noutro para podermos seguir calmamente a viagem". "O único incómodo foi, efetivamente, o facto de estarmos à espera durante tantas horas", rematou o passageiro do voo.

19h16: voo TK1759 da Turkish Arlines aterrou em Lisboa.

15h20: O voo TK1759 já partiu de Istambul, na Turquia, em direção a Lisboa. Os 170 passageiros e sete tripulantes são esperados no aeroporto da Portela às 19h16 (hora de Lisboa).

14h30: Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros português adiantou à agência Lusa que o avião da Turkish Airlines já tem nova partida prevista para o início da tarde desta quarta-feira. A situação estará já normalizada e os 170 passageiros a bordo vão poder remotar a viagem. Um membro da equipa de comunicação da companhia aéra avançou à agência espanhola Efe que o Airbus 321 foi alvo de buscas pelas autoridades turcas. O objeto que levou à mudança de rota foi encontrado por uma assistente de bordo e assemelhava-se a um microfone.

Os 170 passageiros a bordo foram retirados do aparelho mas "voltaram a subir e o avião partirá para Lisboa, previsivelmente às 15h20, hora local (13h20 em Lisboa), mas esta hora ainda não é segura", indicou na altura o porta-voz.

14h22: Um jovem britânico, de 19 anos, foi ontem detido à chegada ao aeroporto de Luton, no Reino Unido. Yahya Rashid foi interceptado pelas autoridades britânicas quando tentava entrar no país, vindo de Istambul, na Turquia. O jovem está a ser acusado de terrorismo, nomeadamente da intenção de cometer ou ajudar outros a cometer atentados. Yahya Rashid será presente a tribunal esta quarta-feira.

13h13: Segundo avança a agência Reuters, o avião foi desviado após a descoberta de uma mala não acompanhada a bordo. Todos os passageiros foram transferidos para outro avião.

12h20: As razões para esta alteração ainda estão por esclarecer oficialmente. Mas segundo o meio de comunicação social turco BGN News, o regresso ao Aeroporto Ataturk deveu-se a uma ameaça de bomba a bordo do aparelho, que estará neste momento rodeado pelas forças de segurança.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8