page view

Luís Neves reconduzido como Diretor Nacional da PJ. Ex-chefe de gabinete de Miguel Relvas vai liderar as secretas

Vítor Sereno era chefe de gabinete do ministro PSD durante polémica com Silva Carvalho.

08 de novembro de 2024 às 01:30

Luís Neves foi, na quinta-feira, reconduzido para o seu terceiro mandato de três anos à frente da Polícia Judiciária. Estava em gestão corrente desde junho por falta de decisão e um tabu do Governo. O primeiro-ministro Luís Montenegro divulgou ainda o nome do embaixador Vítor Sereno – ex-chefe de gabinete de Miguel Relvas – para liderar as secretas; ele que se viu envolvido na polémica do ex-espião Jorge Silva Carvalho, de quem terá recebido em 2011 emails e SMS com propostas de nomes e funcionamento das secretas. Também foi nomeada na quinta-feira a procuradora Patrícia Barão como ‘superpolícia’ – secretária-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI).

A nova comissão de serviço de Luís Neves, que entrou na Polícia Judiciária em 1995 (e desde sempre esteve ligado ao combate ao crime mais violento) e é diretor-nacional desde junho de 2018, é justificada pelo “desempenho” – aquela polícia modernizou-se e recuperou efetivo.

O novo secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), que coordena o SIS (secreta interna) e o SIED (externa), será o embaixador Vítor Sereno, de 53 anos. Diplomata desde 1997, era agora embaixador no Japão e cumpriu funções no Senegal e em Macau, entre outros. Foi chefe de gabinete de Miguel Relvas (PSD) quando este foi ministro dos Assuntos Parlamentares e viu-se envolvido na referida polémica, que sempre negou e não lhe trouxe consequências. Vai a audição parlamentar.

A nova ‘superpolícia’ é Patrícia Brandão. De 50 anos, está no Ministério Público desde 2000 e exercia agora no Tribunal Constitucional. Esteve em Ourique, Ourém e no DIAP de Lisboa. Vai coordenar os órgãos de polícia criminal e secretas, a unidade de contraterrorismo e a de fronteiras, bem como bases de dados de cooperação internacional.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8