page view

Marinha Francesa interceta a tiro lancha com droga perto da Madeira

Marinha portuguesa foi informada da operação. Apreendidos 2730 quilos de cocaína e detida a tripulação da embarcação.

21 de outubro de 2025 às 18:02

A Marinha Francesa realizou uma operação militar de grande aparato, na madrugada de sábado, ao largo da Região Autónoma da Madeira. O alvo foi uma lancha rápida de transporte de droga, que foi travada a tiro. A tripulação foi detida, e os militares apreenderam 2730 quilos de cocaína transportados na embarcação.

Fonte oficial da Marinha portuguesa disse ao CM que o nosso país "teve conhecimento da operação, mas não teve participação operacional na mesma". "Apenas foram realizadas patrulhas", acrescentou a mesma fonte.

Papel fundamental no sucesso da operação teve o MAOC, agência europeia de vigilância marítima, com sede em Lisboa. A troca de informações registada com as polícias de investigação britânica e norte-americana, permitiu aos franceses localizar a rota da lancha rápida. Assim, na madrugada de sábado, foi empenhada uma aeronave de vigilância marítima, uma fragata, e outra aeronave. A marinha francesa reconhece que teve de disparar contra os motores do barco, para forçá-lo a parar.

O valor estimado da droga apreendida é de 128 milhões de euros. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8