Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Médica morre sozinha em casa em incêndio no Porto

Margarida Rato, de 81 anos, acabou por não resistir, apesar dos esforços dos socorristas.
Aureliana Gomes e Manuel Jorge Bento 14 de Fevereiro de 2020 às 01:30
Margarida Rato
Incêndio ocorreu na rua Pereira Reis, em Paranhos, no Porto
Margarida Rato
Incêndio ocorreu na rua Pereira Reis, em Paranhos, no Porto
Margarida Rato
Incêndio ocorreu na rua Pereira Reis, em Paranhos, no Porto
Margarida Rato, de 81 anos, morreu esta quinta-feira num incêndio na casa onde vivia, na rua Pereira Reis, em Paranhos, no Porto.

A idosa - psiquiatra e pedopsiquiatra - estava sozinha e terá sido vítima de inalação de monóxido de carbono. Foi encontrada na casa de banho anexa ao quarto onde deflagrou o fogo. Na habitação estava ainda um cão que foi resgatado com vida.

Durante o dia, a idosa era acompanhada por uma cuidadora, que se terá ausentado durante cerca de duas horas. Foi nesse intervalo que o incêndio deflagrou, ao que o Correio da Manhã apurou, numa instalação elétrica.

O alerta foi dado às 13h16. À chegada dos bombeiros, o edifício estava tomado pelas chamas. "Procedemos ao combate e ao reconhecimento e verificámos uma vítima, que foi resgatada para o rés do chão. Foram iniciadas manobras de reanimação, mas não conseguimos reverter a situação e a idosa faleceu", disse Carlos Marques, comandante dos Sapadores do Porto.

"O fogo terá iniciado no quarto. As chamas propagaram-se pelos barrotes e tecto falso para as outras divisões", explicou o responsável , que revelou ainda que o incêndio ficou circunscrito ao primeiro andar da casa. "Arderam o quarto, a casa de banho e a zona da caixa de escadas", acrescentou.

No local, esteve também a Polícia Judiciária que recolheu indícios para apurar as causas do fogo. O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal, onde será autopsiado. A rua esteve cortada durante duas horas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)