page view

MELEÇAS EM NOVEMBRO

A partir de 2 de Novembro os habitantes de Meleças e Mira Sintra passam a contar com comboios suburbanos directos com destino a Lisboa, sendo o tempo de viagem de cerca de meia hora. "A estação de Meleças está praticamente concluída", avançou ao CM fonte da Refer. Por sua vez, a administração da CP confirmou "a previsão de 2 de Novembro para o início da exploração comercial da estação, integrada na família de comboios do Cacém e também no serviço existente na Linha do Oeste".

02 de outubro de 2004 às 00:00

A construção de Meleças possibilita agora a remodelação das estações do Cacém e de Barcarena, uma vez que a reversão dos designados comboios suburbanos da Linha Amarela (Roma/Areeiro-Cacém) passa a ser feita na área da nova estação. A nova infra-estrutura integra-se no objectivo da quadruplicação da Linha de Sintra até ao Cacém, que ficará terminada com as remodelações do Cacém e Barcarena.

Meleças é composta por edifício de passageiros, zonas funcionais ferroviárias e uma área comercial. A ligação entre os dois cais de passageiros é efectuada por uma passagem subterrânea. O projecto contempla também um interface rodo-ferroviário e um parque de estacionamento com capacidade para cerca de 600 lugares. A estação integra a Linha Amarela, hoje servida por onze outras paragens: Roma/Areeiro, Entrecampos, Sete Rios, Benfica, Damaia, Reboleira, Amadora, Queluz-Belas, Queluz-Massamá, Barcarena e Cacém.

Um dos objectivos desta obra consiste em acabar com os constrangimentos existentes nas ligações entre as Linhas de Sintra e do Oeste, através da construção de um viaduto de desnivelamento.

Com a conclusão das obras prevista para 2006, a modernização de Barcarena inclui a construção do edifício de passageiros, de duas passagens superiores pedonais e de um silo automóvel subterrâneo, arranjos exteriores e colocação de barreiras acústicas. A intervenção no Cacém compreende a construção de novo edifício de passageiros, um interface rodo-ferroviário subterrâneo, destinado em exclusivo aos transportes públicos, e de um parque de estacionamento com 300 lugares.

COMBOIO DA PONTE CHEGA A SETÚBAL

Lisboa e Setúbal passam a ter uma ligação ferroviária suburbana a partir de quarta-feira. O preço do bilhete na distância máxima (Roma/Areeiro-Setúbal) é de 3,90 euros, o pré-comprado custa 3,26 euros e o passe de 31 dias tem um custo de 87,75 euros.

O serviço da Fertagus é concretizado em 57 minutos e comprende 14 estações: quatro em Lisboa (Roma/Areeiro, Entrecampos, Sete Rios e Campolide) e dez na Margem Sul (Pragal, Corroios, Foros da Amora, Fogueteiro, Coina, Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide, Palmela e Setúbal). O primeiro comboio de Lisboa parte às 5h40 e o último à 1h37. De Setúbal, a linha funciona a partir das 5h46 e termina às 0h16.

FERROVIA GANHA UTENTES

Os comboios suburbanos e o Metro estão a ganhar passageiros desde Março. De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, nos primeiros seis meses deste ano os comboios suburbanos registaram um aumento de utentes de 1,6%, passando de 67.898 passageiros transportados em igual período do ano passado para 68.998. Junho (mês do Euro'2004) foi aquele que obteve maior subida (7,2%).

O crescimento foi ainda maior nas redes do Metro de Lisboa e do Porto, com um crescimento nos primeiros seis meses deste ano em 5,4%. Junho foi igualmente o mês com maior crescimento (16,9%). Factores como o prolongamento do Metro de Lisboa a Odivelas e Amadora e o do Porto ao Estádio das Antas promoveram este aumento, tal como a subida do preço dos combustíveis.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8