Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

‘Mesa da Tortura’ faz 6 feridos em largadas

Vaca taurina investe contra pessoas sentadas em cadeiras.
Paulo Madeira 1 de Junho de 2015 às 17:58
Seis pessoas ficaram feridas
Seis pessoas ficaram feridas FOTO: D.R.
Seis pessoas ficaram feridas na madrugada de ontem após terem sido colhidas na ‘Mesa da Tortura’ durante a Festa de Maio da Azambuja. As largadas de touros prolongaram-se até às 05h00, tendo estado presentes cerca de duas mil pessoas, que encheram a praça.

Destas vítimas, apenas uma foi transportada para o hospital de Vila Franca de Xira, em estado grave. Além destas, foram também colhidas outras cinco pessoas, duas das quais foram também conduzidas àquela unidade hospitalar. A ‘Mesa da Tortura’ é montada na arena. Vinte e quatro pessoas sentam-se em seis mesas com quatro cadeiras cada. Depois é solta uma vaca taurina, com cerca de 200 kg. O último participante a levantar-se da cadeira ganha um prémio.

Já durante o dia de ontem registaram-se pelo menos outros dois feridos durante as largadas de touros, em novas colhidas. No entanto, ambas as vítimas foram assistidas no local e recusaram ser transportadas para o hospital. "Por muita prevenção que exista, não é possível evitar que as pessoas se coloquem à frente do touro", explicou ao CM o comandante dos Bombeiros da Azambuja, Armando Baptista.

"A festa em si é o desafio entre o homem e o touro. Se os touros tivessem proteção nos cornos, tudo seria diferente. Os cornos parecem lisos, mas não são. Quando entram é a direito, mas quando saem é a rasgar", acrescentou aquele responsável.
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)