page view

Morte de Odair Moniz: punhal aparece mais de 20 minutos após disparos da polícia

Fita do tempo reconstituída com recurso a imagens videovigilância e gravações de moradores reforçam dúvidas sobre circunstância em torno dos disparos da polícia.

21 de outubro de 2025 às 13:47

Mais de 20 minutos separam os tiros fatais sobre Odair Moniz, e o momento em que as imagens de vídeo amador e de vigilância permitem avistar o punhal que, alegadamente, terá motivado o agente da PSP Bruno Pinto a disparar. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal Público, dia em que se assinala exatamente um ano após a morte de Odair Moniz, com base nas referidas imagens do processo.

De acordo com o jornal, a fita do tempo foi reconstituída pela Polícia Judiciária com base em imagens de videovigilância e em vídeos de um morador do bairro da Cova da Moura que registaram o sucedido. É possível constatar que o cozinheiro cabo-verdiano, de 43 anos, resistiu à detenção e se colocou em fuga, tendo sido alvo de pontapés e bastonadas por parte dos agentes da PSP.

A carregar o vídeo ...

Crime marcado por "versões contraditórias": o mistério em torno da morte de Odair Moniz no Bairro da Cova da Moura

VÍDEO: CMTV

Dois minutos depois do início da perseguição, às 05h31, têm lugar os dois tiros efetuados por Bruno Pinto. Só 27 minutos depois, às 05h58 — numa altura em que o também PSP Rui Machado mexe nos bolsos da vítima — surgem as primeiras imagens da faca que Odair Moniz alegadamente teria consigo, e que levaram o agente disparar. 

Importa referir que os vídeos a que a PJ teve acesso têm alguns cortes, mas ainda assim é possível averiguar que, às 05h54, 23 minutos depois dos disparos, não se vê nenhum punhal. Segue-se um intervalo de quatro minutos nas gravações, após os quais a imagem volta e é então possível avistar a arma branca.

Bruno Pinto alegou ter temido pela vida para justificar os disparos, mas contradições nas versões dos agentes presentes no local, assim como , levantaram questões quanto à tese de autodefesa, e a possibilidade da faca ter sido plantada no corpo de Odair Moniz.

O julgamento para apurar a verdade, no qual Bruno Pinto responde por homicídio, arranca esta quarta-feira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8