page view
Paulo Santana Lopes
17 de dezembro de 2025 às 10:50

Das contradições de Paulo Santana Lopes à reunião com Viera. Tudo o que foi dito em mais uma sessão da 'Operação Lex'

O que sabemos até agora:

- Esta quarta-feira decorre mais uma sessão do julgamento da Operação Lex, no Tribunal Militar de Lisboa. - Vai ser ouvido como testemunha Paulo Santana Lopes, irmão de Pedro Santana Lopes, antigo presidente do Sporting e atual presidente da Câmara Municipal Figueira da Foz. Paulo Santa Lopes está envolvido na Operação Lex por ter sido apanhado em vigilâncias com Rui Rangel, um dos arguidos e uma das caras principais do processo Lex;

 - O processo conta com 16 arguidos, entre os quais os ex-juízes desembargadores Rui Rangel e Vaz das Neves, e o ex-presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira;

 - Segundo a acusação os ex-desembargadores Rui Rangel, Fátima Galante e Luís Vaz das Neves, utilizaram as suas funções na Relação de Lisboa para obterem vantagens indevidas, para si ou para terceiros, que dissimularam;

 - Rui Rangel está acusado de corrupção passiva para ato ilícito, abuso de poder, recebimento indevido de vantagem, usurpação de funções, fraude fiscal e falsificação de documento e Fátima Galante de corrupção passiva para ato ilícito, abuso de poder, fraude fiscal e branqueamento de capitais;

- Vaz das Neves responde por corrupção passiva para ato ilícito e abuso de poder, enquanto Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, está acusado de recebimento indevido de vantagem.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 às 18h44

Encerra a sessão

Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 às 12h40

Paulo Santana Lopes garante que não mente, mas que em 2019 podia "lembrar-se de mais coisas"

Inquérito que vai ser consultado foram declarações feitas em 2019 por Paulo Santana Lopes.

Paulo Santana Lopes garante que não mente, inquérito foi feito em 2019, dizendo que na altura devia lembrar-se de mais coisas. Tribunal esclarece que foi por isso mesmo que concedeu o pedido, para poder haver mais esclarecimento e relembrar coisas.

Dito no inquérito inicial em 2019:

Relativamente ao Otávio Correia, Paulo Santana Lopes disse que a perceção que tinha era que este funcionário era um indivíduo que fornecia informação a José Veiga.

Dito no julgamento de hoje

Paulo Santana Lopes lembra-se dos encontros. Em relação ao teor da conversa, não se lembra nem do que foi falado, nem dos processos. Não se recordando, não confirma que isso é verdade.

Quando questionado se algumas vez viu o processo, diz que não.

Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 às 11h36

Tribunal concede o pedido do MP

Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 às 10h55

Sessão interrompida durante 15 minutos para tribunal decidir se concede pedido

Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 às 10h55

MP aponta contradições no testemunho de Paulo Santana Lopes

Paulo Santana Lopes esteve numa reunião no Ritz com José Veiga, Rui Rangel e Luís Filipe Viera, em 2015. Nessa reunião admite que falaram, sobretudo, sobre o Benfica, acrescentando que José Veiga "andava muito preocupado com processo fiscal de Sintra" e que falaram sobre isso.

Quando questionado se alaram sobre o processo de João Vieira Pinto, Paulo Santana disse que não se lembrava.

Foi questionado se José Veiga falava com Otávio Correia sobre processo. "Sim, tinham conversas sobre isso, concretamente dos processos do Veiga", respondeu.

Quando foi questionado se José Veiga pedia informações confidencias sobre os processos, respondeu que não. 

MP questiona se José Veiga apoiava Rui Rangel nas eleições do Benfica. "Sei que apoiou, houve várias reuniões", responde.

MP: Paulo Santana Lopes tem alguma ligação ao Benfica?

Paulo Santana Lopes: Sou simpatizante, era sócio e como amigo de José Veiga apoiava Rui Rangel e tinha reuniões.

MP aponta contradições no testemunho dado esta quarta-feira em tribunal e nas respostas ao inquérito antes feito a Paulo Santana Lopes, pede que sejam lidos parágrafos específicos no inquérito para pedir explicação a testemunha.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8