Queixas às autoridades não impediram homem de tentar, esta quarta-feira, matar a mulher e os dois filhos.
1 / 4
As sucessivas queixas às autoridades de nada valeram e, esta quarta-feira, o homem de 69 anos voltou a bater com um ferro na mulher, de 73, e nos dois filhos. Sova que só não acabou em maior tragédia - a família diz que ele queria matar os três - porque o agressor morreu fulminado por um ataque cardíaco, no local do crime, a casa que partilhavam em Labruge, Vila do Conde.
"Não consigo ter pena dele por ter morrido. Ele não faz falta aqui, aliás, morreu a fazer mal a quem mais gostava dele. Batia, ameaçava e tratava mal a mulher, que tão bem lhe fazia", conta Bárbara Santos, cunhada da vítima - que, tal como os filhos, foi hospitalizada.
O alerta chegou à GNR pelas 08h30, quando a filha que vivia com o casal chegou a casa e encontrou a mãe ensanguentada e prostrada no chão da garagem. "A minha sobrinha foi deixar a filha na escola e quando voltou viu aquele cenário. Começou aos gritos e ele bateu-lhe também a ela e ao filho, que veio tentar ajudar as duas mulheres. O objetivo dele era matar toda a gente", refere Bárbara Santos.
Casados há mais de 50 anos, a relação, segundo os vizinhos e os familiares, foi sempre pautada por violência. "Ele batia-lhe muito. Fez-lhe o mesmo que fazia à mãe quando ela morava num anexo da casa. Já existiam várias queixas nas autoridades. A mulher com medo, porque uma vez deu-lhe murros na cama e tentou estrangulá-la, dormia com a filha e com a porta fechada. A última vez que chamaram a GNR foi porque ele arrombou a porta do quarto", contou Bárbara Santos, que vive ao lado de onde morava o agressor com a mulher, os dois filhos e a neta de 12 anos.
Mulher agredida sofre de cancro
A mulher de 73 anos tem graves problemas de saúde, mas nem isso parou a fúria do agressor. Há poucos anos, a vítima foi submetida a uma cirurgia a um cancro nos intestinos, tendo feito vários tratamentos de quimioterapia. Apesar da doença, o marido continuou a espancá-la. Esta quarta-feira, foi assistida no local pelos Bombeiros de Vila do Conde e pelo INEM e transportada, em estado considerado grave, para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde ficou internada, depois de ter sido violentamente espancada pelo marido com um ferro.
Os filhos do casal - que foram agredidos enquanto prestavam socorro à mãe - também necessitaram de receber tratamento hospitalar, na mesma unidade de saúde, mas tiveram alta ainda no dia desta quarta-feira.
A filha - que vivia com os pais e que também está a fazer tratamentos por causa de um problema oncológico - ficou com hematomas na cara e no corpo. Já o filho, que vivia num anexo junto à casa onde aconteceu o crime, ficou com um dedo de uma das mãos partido. Os dois regressaram a casa durante a tarde desta quarta-feira.
Polícia Judiciária investiga o caso
A GNR foi a primeira força policial a estar no local, mas o caso passou para a Polícia Judiciária, que está a investigar o caso. Os inspetores estiveram esta quarta-feira de manhã a realizar as primeiras perícias na habitação. Voltaram à tarde acompanhados do filho do casal - que teve alta hospitalar - e continuaram com os trabalhos, tanto na casa como nos campos que ficam em volta da propriedade.
Corpo levado para o Instituto de Medicina Legal para autópsia
Alerta para o crime dado por um vizinho
Foi um vizinho, que ainda viu o agressor com vida, quem alertou as autoridades. "Estava a passar junto da casa quando ouvi os gritos da filha. Liguei para a GNR, mas afastei-me porque o vi e tive medo que se virasse a mim. Quando a GNR chegou ele já tinha morrido. Foi tudo muito rápido", disse Fernando Silva.
DEPOIMENTOS Bárbara Santos, cunhada do casal: "Ela chegou a fugir para minha casa com medo"
Fernanda Barbosa, amiga da vítima: "Ela não podia falar com ninguém"
Além de ser agredida, a vitima de 73 anos quase não saía de casa. "Ela não podia falar com ninguém. Estava sempre com medo, falava sempre baixo e a olhar para todos os lados para ver se ele estava por perto."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.