As populações da serra do Caldeirão foram ontem surpreendidas por um manto de neve que, a partir das 22h00 e durante toda a madrugada, cobriu as terras do interior centro algarvio. Desde o dia 2 de Fevereiro de 1954 que não se verificava tal fenómeno nesta zona do Sul do País.
As baixas temperaturas, a rondar os zero graus, que se verificaram na madrugada de domingo, aliadas à pluviosidade, ocasionaram a queda de neve nas terras mais altas dos concelhos de São Brás de Alportel, Tavira e Loulé. Nalguns locais, como no Barranco do Velho, Montes Novos, Cortelha e Parises a neve chegou a atingir 20 centímetros de altura.
No alto do Malhão também um forte nevão cobriu aquele monte de branco. As localidades de Messines e de São Marcos da Serra foram, igualmente, contempladas com a queda de neve, embora em quantidade inferior à verificada no Caldeirão.
Uma novidade presenciada por milhares de pessoas que, apesar de se tratar de um dia de semana, se deslocaram até àquela serra.
Autocarros da Câmara Municipal de São Brás de Alportel transportaram alunos das escolas do concelho até à serra. As brincadeiras com as bolas de neve substituíram as aulas num dia diferente, muito frio, mas extremamente animado.
Ricardo Reis, nove anos, aluno do 9.º ano da escola local, excitado pela novidade, explicava que “isto é mais bonito do que pensava e dá para brincar à grande”, afirmou ao CM o jovem, enquanto se entretinha a atirar bolas de neve aos colegas.
MONCHIQUE DE BRANCO
A serra de Monchique acordou ontem pintada de branco, devido à queda de um forte nevão durante a noite. A neve chegou a atingir nalguns locais cerca de 30 centímetros de altura, cobrindo a própria vila. De acordo com populares, há 23 anos que não se verificava um nevão tão forte.
“Eu conheço a Fóia como a palma das minhas mãos, mas ontem à noite andei perdido. O vento levantava a neve e não conseguia ver a estrada. A minha sorte foi seguir um trilho feito por um carro dos bombeiros para conseguir sair de lá”, referiu ao CM Carlos Inácio, residente junto a Monchique.
A neve provocou durante o dia de ontem uma romaria de visitantes à serra de Monchique, embora em menor número do que no domingo, altura em que apenas nevou no pico da Fóia, transformando aquele local no destino de milhares de curiosos.
Para muitos tratou-se da primeira vez que viram neve. Foi o caso da brasileira Suelândia Varela, que confessou estar a viver “uma experiência fantástica”. Um pouco por todo o lado, miúdos e graúdos divertiam-se a lançar bolas de neve uns aos outros e a tirar fotografias, para mais tarde recordar.
VIU NEVAR 52 ANOS DEPOIS
Maria José Dias, moradora nos Parises, no concelho de São Brás de Alportel, aos 83 anos, nem queria acreditar naquilo que os seus olhos viam quando ontem acordou para a faina diária de alimentar os seus bichos.
“Estava tudo branco. Fez-me voltar meio século atrás, quando em Fevereiro de 1954 também fomos surpreendidos quando tudo se cobriu com o nevão que então caiu em todo o Algarve”, recorda a idosa, que considera ter “nesse ano caído uma quantidade maior de neve, o que nos obrigou a ficar em casa vários dias, pois como não havia sol, demorou mais tempo a derreter”, recorda.
Maria José foi novamente surpreendida, não dando por nada durante a noite. “Antes de me deixar dormir, ouvi a chuva bater no telhado, mas nunca me passou pela cabeça que era neve.”
Brincalhona, calçou as botas de borracha e foi das mais entusiastas na arte de atirar bolas aos vizinhos. “Isto é muito divertido e, apesar do frio, que me obriga a ter os bichos em casa, estou muito satisfeita com tanta gente que rumou até ao sítio”, confessou a octogenária.
VAGA DE FRIO DO PAÍS
QUEDAS
O gelo acumulado no chão após o nevão em Évora, domingo, provocou ontem dezenas de quedas e levou ao encerramento de escolas no período da tarde. Durante a manhã deram entrada nas urgências do hospital distrital 47 pessoas que apresentavam fracturas e contusões.
ESTRADAS
Às 11h00 de ontem, 17 estradas nacionais estavam cortadas ou condicionadas em todo o território continental, devido à formação de gelo na via. Nessa altura estavam fechados, no Algarve, os acessos ao Alto da Fóia. Pelas 14h00 permaneciam condicionadas nove estradas.
AQUECIMENTO
Há 700 mil casas no País que não dispõem de aquecimento, o que significa que 2,2 milhões de pessoas passam frio, diz o Censos 2001 do Instituto Nacional de Estatística. O INEM registou estes dias muitos incidentes devido à utilização de lareiras.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.