page view

Novo pulmão verde promete atrair turistas à cidade

Espaço terá percursos pedonais e hipótese de prática de kitesurf.

22 de fevereiro de 2016 às 14:18

Conhecida pela ecopista que se estende por toda a marginal, a cidade de Esposende está a preparar-se para criar mais um espaço capaz de proporcionar momentos de lazer aos habitantes. Foi anunciado recentemente que a câmara vai avançar com o projeto para um novo parque junto ao rio, que virá a situar-se entre o Centro de Atividades Náuticas e a ponte de Fão. Benjamim Pereira, autarca de Esposende, diz ser "um sonho de décadas e um grande cartaz turístico".

Promovida pela câmara, a construção do parque tem como objetivo a criação de um espaço verde, equipado com percursos pedonais, parques para crianças, equipamentos para observação de aves e para a prática de desportos aquáticos como kitesurf e, possivelmente, alguns aparelhos para exercício físico. Tendo em conta as intervenções de requalificação já realizadas na frente ribeirinha e todas as condicionantes locais relacionadas com a paisagem natural, a construção de edifícios, caso aconteça, irá limitar-se a estruturas capazes de melhorar o espaço do parque, como casas de banho ou um estabelecimento de restauração. Prevendo gastar uma quantia entre os três e os cinco milhões de euros na construção do parque, a autarquia reconhece que é "um projeto ambicioso mas exequível para aproveitar um lugar de beleza incomparável".

Avançando que "este não deve ser apenas o reflexo da vontade de autarcas", Benjamim Pereira espera que os habitantes de Esposende sugiram ideias, de forma a que o parque sirva para melhorar a qualidade de vida na cidade. "A população alerta-nos para ideias que nos escapam, como construir parques para caravanas", afirmou o edil, que vê isso como a confirmação de que este realmente é um "processo conjunto com a comunidade".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8