page view

Dois milhões para transformar campismo em parque termal

Termas serão dedicadas a tratamento de várias doenças.

25 de janeiro de 2016 às 10:06

O antigo parque de campismo de Amarante será transformado num parque termal. A abertura de um concurso público para a construção do espaço foi aprovada a 21 de dezembro pela Câmara Municipal, que investe 2,1 milhões de euros neste projeto e espera obter financiamento comunitário. A obra deverá ficar concluída em junho de 2017.O projeto conta com a aprovação de populares e comerciantes. "Tudo o que atraia visitantes traz benefícios. O turismo termal está na moda", referiu Jorge Fernandes, morador. "É bom para Amarante e esperamos que, mesmo para o negócio, seja uma mais-valia", concordou Jorge Ribeiro, dono do Bar do Mercado.

"Há anos, tivemos termas nas Caldas das Murtas e esperamos, agora, retomar a atividade, de forma a captar turismo termal e recuperar uma área próxima do rio Tâmega e com ótimas condições ambientais", referiu ao CM o autarca José Luís Gaspar. O espaço será indicado para o tratamento de algumas doenças respiratórias, dermatológicas e ósseas (reumatismo).

"Prevemos que o estabelecimento termal tenha 20 profissionais e atinja cerca de 1300 utentes por ano, sendo que o espaço deverá ser ainda visitado por quatro a cinco mil pessoas por ano, incluindo a área de lazer e bem-estar que será criada na envolvente", referiu o edil. É que além do edifício termal, haverá um outro, de âmbito técnico, e será também requalificada a área envolvente.

A câmara ainda não decidiu se ficará com a gestão ou se irá optar por entregar a concessão a uma entidade privada. "Temos um ano para analisar as hipóteses e tomar uma decisão", afirmou José Luís Gaspar. O município pretende ainda promover um estudo de qualidade das águas termais para qualificar o parque ao nível internacional.

O projeto conta com a aprovação de populares e comerciantes. "Tudo o que atraia visitantes traz benefícios. O turismo termal está na moda", referiu Jorge Fernandes, morador. "É bom para Amarante e esperamos que, mesmo para o negócio, seja uma mais-valia", concordou Jorge Ribeiro, dono do Bar do Mercado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8