Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Ondulação de Sueste rouba areia das praias de Portimão

Empresários das praias dos Careanos, Amado e Mariazinha foram os mais afetados.
4 de Agosto de 2018 às 10:14
Praia
Praia dos Careanos
Praia
Praia dos Careanos
Praia
Praia dos Careanos
Só numa maré, o mar roubou três metros de altura em areia das praias dos Careanos, Mariazinha e Amado, no concelho de Portimão.

"O Sueste veio com muita força, quinta-feira e, quando a maré subiu, começou literalmente a devorar areia. Foi de tal maneira que arrastou 22 das nossas camas e 11 chapéus de sol", revelou ontem ao CM João Ferreira, de uma concessão balnear instalada na praia do Amado.

Os três areais afetados pelo Sueste - ou Levante, como também é conhecido - ficam situadas entre as praias do Vau e da Rocha e foram os mais atingidos. "Passámos a noite toda a tentar repor alguma areia com uma máquina, mas apenas para a ver desaparecer outra vez quando a maré voltou a subir.

Ainda assim, conseguimos salvar a barraca do apoio, que de outra forma poderia ter sido atingida pela água", adiantou, revelando que os concessionários das três praias "já pediram apoio à Câmara de Portimão para que envie para o local uma máquina retroescavadora, de forma a repor parte da areia que foi levada pelo mar".

Nesse sentido, decorreu, ao final da manhã desta sexta-feira, uma reunião entre o advogado dos concessionários das três praias referidas e a Câmara de Portimão (CMP).

Segundo o CM apurou, ontem à tarde, junto de fonte autárquica, a CMP vai enviar uma máquina para as praias que irá, na noite e madrugada de sábado para domingo, proceder à reposição de areias.

Refira-se que as máquinas da CMP estão ainda mobilizadas para a prevenção e combate aos fogos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)