page view

Operação Europeia resultou na apreensão de veículos, armas e toneladas de droga

"JAD Mobile 8" tem como objetivo "combater de forma coordenada todas as formas de criminalidade relacionadas com veículos e as suas peças".

13 de novembro de 2025 às 11:40

Cerca de 12 toneladas de droga, 14,6 milhões de cigarros, 9,8 toneladas de tabaco e 24 armas de fogo foram apreendidas durante a operação europeia "JAD Mobile 8", informou esta quinta-feira a Polícia de Segurança Pública.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP), que participou na operação, adiantou que foram ainda apreendidos "694 veículos, 445 peças automóveis, 32 embarcações e 87 motores fora de borda", acrescentando que também foram detidos "2.851 migrantes regulares e 61 facilitadores de imigração ilegal".

A operação "Joint Action Day Mobile", designada "JAD Mobile 8" na edição de 2025, é uma operação europeia que reúne diversas forças policiais, aduaneiras e outras autoridades de vários países, bem como agências europeias como a Europol e a Frontex, que atuam em simultâneo durante um período definido.

"O objetivo é combater de forma coordenada todas as formas de criminalidade relacionadas com veículos e as suas peças, abrangendo não apenas os ilícitos que os têm como alvo direto --- como o furto, tráfico ou viciação de viaturas --- mas também o modo como estes meios de transporte são utilizados como instrumentos na prática de outros crimes", explicou a PSP.

Em Portugal, esteve encarregue da coordenação operacional a Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE) do sistema de segurança interna, com a participação da PSP, GNR, PJ, Polícia Marítima e a Autoridade Tributária.

"Já a representação nacional no Centro de Cooperação estabelecido pela Frontex, em Varsóvia, durante o decurso da operação, foi garantida por um polícia da PSP, que acompanhou em permanência as ações desenvolvidas e assegurou a ligação entre as autoridades portuguesas e as entidades europeias envolvidas", referiu a PSP.

A operação, que se realizou entre 20 e 31 de outubro e integrada na Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminosas, "reforçou a cooperação operacional entre forças e serviços de segurança europeus, permitindo desmantelar redes criminosas transnacionais e melhorar a resposta conjunta no combate ao tráfico de estupefacientes e ao furto de veículos e embarcações".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8