page view
Rua inundada na Quinta do Conde, Sesimbra
Atualizado a 13 de novembro de 2025 às 09:18

Sobe para dois o número de distritos sob aviso vermelho

Depressão Cláudia

- A Depressão Claúdia está a atingir Portugal continental e o arquipélago da Madeira desde esta quarta-feira. A chuva intensa e persistente que se fez sentir na madurgada desta quinta-feira colocou 15 distritos sob aviso laranja. Setúbal é o único distrito para o qual o alerta é vermelho;
- Até sábado todos os distritos do País vão estar sob aviso amarelo por diferentes motivos - agitação marítima, vento ou precipitação;
- Em todo o País, a Proteção Civil já registou dezenas de ocorrências.
Hoje às 09h18

Catorze barras fechadas devido à agitação marítima forte

Catorze barras marítimas estão esta quinta-feira fechadas à navegação devido à agitação marítima forte, que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir avisos meteorológicos para quatro distritos.

De acordo com informação disponível no 'site' da Autoridade Marítima Portuguesa, as barras marítimas do Douro, Esposende, Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, portinho da Ericeira, Alvor, Vila Real de Santo António, Faro, Olhão, Quarteira, Tavira, Vilamoura estão fechadas à navegação.

As barras de Aveiro, Figueira da Foz, Albufeira e Portimão estão condicionadas à navegação.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou o distrito de Faro sob aviso laranja até às 18h00 de hoje, passando depois a amarelo.

Também os distritos de Setúbal, Lisboa e Beja estão sob aviso amarelo até ao fim de semana devido à agitação marítima forte.

Hoje às 09h07

Setúbal e Santarém sob aviso vermelho até às 10h00

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um novo aviso vermelho para o distrito de Santarém, que se junta ao de Setúbal, que estarão em vigor até às 10h00 desta quinta-feira devido à chuva.

O IPMA tinha emitido avisos 'laranja' até às 09h00 de hoje para os distritos de Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à chuva forte e persistente, passando depois a amarelo até sábado.

Bragança também está sob aviso amarelo devido à chuva até às 21h00 de sexta-feira.

Hoje às 09h03

Carros praticamente submersos em estrada alagada em Sesimbra

A estrada que vai do Fogueteiro para Sesimbra está alagada. Os condutores foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira. São vários os carros que estão quase submersos e presos nesta estrada sem possibilidade de transitar.

A carregar o vídeo ...

Hoje às 08h47

Escolas do Montijo encerradas "por motivos de segurança". Distrito de Setúbal está sob aviso vermelho

As escolas do Montijo, no distrito de Setúbal, foram encerradas "por motivos de segurança" devido ao mau tempo, anunciou na manhã desta quinta-feira, a autarquia na página de Facebook.

"Por motivos de segurança, o Agrupamento de Escolas do Montijo, e o Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, a Escola Profissional do Montijo e o Conservatório Regional de Artes do Montijo estarão fechadas no período da manhã", lê-se na publicação.

O IPMA colocou o distrito de Setúbal sob aviso vermelho devido à chuva forte e persistente que tem caído desde a madrugada desta quinta-feira. O Aviso deverá vigorar até às 09h00, passando depois para laranja até às 12h00 e, posteriormente, para amarelo.

Hoje às 08h28

Mau tempo deixa cerca de 20 mil pessoas sem eletricidade em Lisboa, Santarém e Setúbal

O mau tempo desta madrugada deixou sem eletricidade cerca de 20 mil pessoas nas zonas de Lisboa, Santarém e Setúbal, sendo este o distrito mais afetado, segundo a empresa E-REDES.

Em Setúbal estavam, pelas 08h00, cerca de oito mil pessoas sem energia, de acordo com a E-REDES.

A empresa garante que as suas equipas estão "em vigilância permanente e mobilizadas no terreno" para uma rápida resolução da situação.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 86 ocorrências entre as 00h00 e as 06h00 de esta quinta-feira relacionadas com a chuva forte por causa da depressão Claudia, sobretudo inundações.

As regiões mais afetadas foram a Grande Lisboa, a Península de Setúbal e o Oeste. Só em Setúbal, distrito que está sob aviso vermelho (o mais grave) por causa da chuva forte, foram registadas 43 ocorrências.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as condições de pluviosidade mais graves vão manter-se pelo menos até às 09h00.

Hoje às 08h23

Relâmpagos iluminam A1 no Porto

A carregar o vídeo ...

Hoje às 08h00

Proteção civil registou 86 ocorrências entre as 00h00 e as 06h00. Maioria são inundações

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 86 ocorrências entre as 00h00 e as 06h00 relacionadas com a chuva forte por causa da depressão Claudia, sobretudo inundações.

"Entre as 00h00 e as 06h00 de hoje foram registadas 86 ocorrências, 68 das quais inundações de vias, garagens, caixas de elevador, mas sem causar vítimas nem desalojados", adiantou à Lusa Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

As regiões mais afetadas foram a Grande Lisboa, a Península de Setúbal e o Oeste, disse a fonte, especificando que em Setúbal foram registadas 43 ocorrências, na Grande Lisboa 19 e no Oeste 13.

Das 86 ocorrências registadas, sobretudo entre as 03:00 e as 06:00 desta quinta-feira, 68 foram inundações, seis quedas de árvores e quatro movimentos de massa.

"Nestas ocorrências estiveram empenhados 184 operacionais, com o apoio de 56 meios", disse Pedro Araújo.

De acordo com a GNR, o mau tempo deixou intransitáveis diversas estradas nacionais sobretudo nos distritos de Lisboa, Setúbal e em Marvão (Portalegre).

Segundo a fonte, pelas 08h15, a circulação fazia-se com normalidade na maioria das autoestradas, itinerários principais (IP) e complementares (IC) do país.

Hoje às 07h45

Árvore de grande porte cai e danifica carros na Ajuda

Uma árvore de grande porte caiu e danificou dois carros durante a madrugada desta quarta-feira, na zona da Ajuda, em Lisboa.

A circulação na Rua Nova do Calhariz está interdita ao trânsito.

Hoje às 07h22

Chuva forte coloca quinze distritos sob aviso laranja. Em Setúbal o aviso é vermelho

Quinze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, durante o dia desta quinta-feira, , informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O distrito de Setúbal está sob aviso vermelho.

Nos distritos de Viseu, Porto, Guarda, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, o sinal laranja vai estar em vigor até às 09:00, devido à "precipitação, por vezes forte e persistente".

Hoje às 07h21

Proteção Civil regista dezenas de ocorrências devido à chuva forte

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou mais de 60 ocorrências entre as 04h30 e as 07h00 relacionadas com a chuva forte por causa da depressão Claudia, sobretudo inundações da via pública.

De acordo com informação disponível no site da ANEPC, pelas 07:00, a maioria das ocorrências foram registadas na região Oeste, Leiria, Coimbra, Área Metropolitana de Lisboa e península de Setúbal.

Contactado pela agência Lusa, fonte do Comando Sub-Regional da Península de Setúbal indicou que os municípios mais afetados são Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

Segundo a mesma fonte, há algumas dezenas de ocorrências, sobretudo quedas de árvores e inundações e a Estrada Nacional 378, em Fernão Ferro cortada por inundação.

Publicada originalmente a 13 de novembro de 2025 às 07:22

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8