page view

Orcas danificam veleiro ao largo do Cabo da Roca, em Cascais

Embarcação sofreu danos após interação com mamíferos. Dois tripulantes foram auxiliados.

06 de outubro de 2021 às 18:31

Dois tripulantes de um veleiro que se encontrava à deriva a cerca de 30 milhas (aproximadamente 55 quilómetros) do Cabo da Roca, em Sintra, foram esta quarta-feira de madrugada assistidos por elementos da Estação Salva-vidas de Cascais.

O veleiro sofreu danos na hélice e leme após uma interação com orcas. A ação de socorro foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) em articulação com o Capitão do Porto de Cascais.

O alerta foi recebido pelas 2h14, tendo sido ativada para o local a embarcação "Rainha D. Amélia" da Estação Salva-vidas de Cascais.

À chegada junto do veleiro, os elementos da Estação Salva-vidas deram com duas pessoas, de 48 e 49 anos de nacionalidade brasileira, que se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica. Foi feito o reboque do veleiro até à marina de Cascais, por questões de segurança para a navegação, descreve comunicado da Autoridade Marítima. 

O comunicado deixa ainda uma recomendação da Autoridade Marítima Nacional e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF): "Em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilizada a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8