page view

Paga 300 mil euros por mortes na estrada

Seguradora tem de entregar 50 mil euros a cada uma das famílias.

21 de março de 2016 às 10:12

O Tribunal de Penafiel condenou a Generali – Companhia de Seguros a pagar um total de 300 mil euros às famílias de seis das vítimas mortais do acidente que ocorreu na Variante do Cavalum, em Penafiel, a 16 de setembro de 2009, e que tirou a vida a sete jovens, entre os 17 e os 19 anos.

A tragédia aconteceu num momento em que as jovens, alunas de um centro de formação em Penafiel, se deslocavam para o almoço. As sete – Fernanda Rocha, Cláudia Cancela, Tânia Moreira, Tânia Silva, Carla Calisto, Célia Santos e Andreia Ventura – seguiam numa carrinha de apenas dois lugares, que entrou em despiste, tombando na estrada e embatendo numa outra viatura que seguia no sentido contrário.

As famílias de seis vítimas – os pais de Cláudia Cancela não entraram neste processo - vão ser indemnizadas em 50 mil euros cada, mais juros, pela Generali, que tinha contrato com o Instituto de Emprego e Formação Profissional. O tribunal entendeu que a viagem e o acidente ocorreram "por causa da ação de formação, numa normal e habitual deslocação diária das formandas", pelo que estas estavam abrangidas pelo seguro.

A seguradora defendia que o acidente se deveu "à negligência grave" das vítimas, pois aceitaram fazer-se transportar numa carrinha de dois lugares – cinco seguiam na caixa da viatura, sem bancos ou cintos de segurança. Porém, o tribunal diz que não ficou provado que sobreviveriam se viajassem sentadas e com cintos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8