Correio da Manhã
JornalistaPai de Valentina condenado a pena máxima. Madrasta apanha 18 anos e nove meses
Sandro, pai de Valentina, foi esta quarta-feira condenado a 25 anos de prisão e a madrasta, Márcia, foi condenada a 18 anos e nove meses de prisão.
O pai de Valentina não demonstrou arrependimento pelo crime e foi condenado a 22 anos por homicídio, 18 meses por profanação de cadáver, 9 meses de simulação de crime e 3 anos por violência doméstica. A pena única é de 25 anos de prisão.
Márcia é condenada a 18 anos por homicídio, 18 meses por profanação de cadáver e oito meses por simulação. No total a pena única é de 18 anos e nove meses de cadeia.
Leitura agendada para as 14h00
A leitura do acórdão do processo em que estão acusados de homicídio qualificado o pai e madrasta de Valentina, menina morta em Peniche, está agendada para as 14h00 desta quarta-feira no auditório da Batalha.
Lusa
Seguir Autor:
MP pediu 25 anos de cadeia
Durante as alegações finais, o Ministério Público (MP) de Leiria pediu 25 anos de prisão para o pai e para a madrasta de Valentina, que morreu em 2020, em Peniche, alegadamente vítima da violência.
Lusa
Seguir Autor:
Arguidos já estão no auditório
O pai e a madrasta de Valentina já estão no auditório onde será lido o acórdão.
1 / 2
Iniciou-se a leitura do acórdão
Já começou a leitura do acórdão por parte do juiz.
O líder do coletivo dá como provado o que diz a acusação do Ministério Público.
Juiz recorda dia do crime
O líder do coletivo de juízes confirma as agressões de Sandro à menina após a ter confrontado com os alegados atos de abuso sexual por parte do 'padrinho'.
Sandro terá agredido violentamente a menina até que esta acabou por desfalecer. Valentina estava com convulsões ao colo do pai, na cozinha e foi naquele momento que tanto Sandro como Márcia perceberam que a menina corria risco de vida.
O pai levou a criança para o sofá e Márcia ia espreitar. Sandro acabou por ir para o quarto e Márcia tapou Valentina com um cobertor.
Sandro e Márcia decidiram então abandonar a habitação para ir à lavandaria e foi Raul, filho de Márcia, que alertou a mãe através de uma chamada que Valentina estava a espumar da boca.
Valentina com marcas de agressões
O juíz descreve agora as marcas no corpo de Valentina. A menina tinha lesões em todo o corpo, marcas de pancada até na cabeça e algumas lesões internas.
A menina tinha ainda queimaduras de segundo grau na zona genital.
Márcia de olhos no chão
Márcia assiste à leitura do acórdão com o olhar no chão e mão direita na testa. Sandro com olhar ausente.
Corpo foi escondido na floresta
O juiz recorda o momento em que Sandro e Márcia levaram a menina, morta devido a uma contusão cerebral, para uma zona de floresta.
Sandro tratou de largar a menina no mato enquanto Márcia ficou no carro. O cadáver da criança seguia no banco de trás da viatura. O corpo foi deixado a 33 metros da estrada na Serra Del Rei.
Casal combinar dar desaparecimento à GNR
O casal combinou alertar para o desaparecimento de Valentina à GNR. Os dois disseram às autoridades que a menina, há um ano, também tinha saído de casa para ir ter com a mãe.
A GNR desencadeou posteriormente as buscas intensivas até que Sandro disse onde estava o corpo.
O juiz continua a dar a acusação do MP como provada.
Juiz diz que Sandro e Márcia atuaram em conjugação de esforços
O juiz considera que Sandro e Márcia atuaram em conjugação de esforços no caso da morte da menina.
Confirmados crimes
O coletivo de juízes dá como provados os crimes de homicídio, profanação de cadáver, abuso e simulação de perigo e violência doméstica.
Pai de Valentina condenado a 25 anos de prisão
O pai de Valentina foi esta quarta-feira condenado a pena máxima de 25 anos pela morte da filha, Valentina.
Madrasta de Valentina condenada a 18 anos e nove meses
Márcia, madrasta de Valentina, foi condenada a 18 anos e nove meses de prisão.
Advogado de Sandro admite recorrer
O advogado de Sandro, pai de Valentina, admitiu esta quarta-feira à saída do auditório onde foi lida a sentença recorrer da pena.
Pai de Valentina insultado à saída do tribunal
Sandro foi insultado à saída do tribunal e após conhecer a sentença de 25 anos de prisão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.