Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Pai e avó acusados do sequestro de Alice

Agente da Polícia Marítima acusado ainda por abandono de funções e detenção ilegal de arma.
Rui Pando Gomes 15 de Janeiro de 2015 às 12:32
Pai e avó de Alice vão responder no Tribunal de Tavira pelo sequestro da menina
Pai e avó de Alice vão responder no Tribunal de Tavira pelo sequestro da menina FOTO: Pedro Noel da Luz/D.R.

O pai e a avó de Alice, a criança que esteve desaparecida durante dois anos, foram formalmente acusados pelo Ministério Público (MP) de Tavira do crime de sequestro. O agente da Polícia Marítima, ao que o CM apurou, vai responder ainda pelos crimes de abandono de funções e detenção ilegal de arma.

Paulo Guiomar e a mãe, Maria Dolores, fugiram com a criança para a Bélgica, em 2012. Desobedeceram a uma ordem do Tribunal de Família e Menores de Faro para que a criança, na altura com 7 anos, fosse entregue à mãe. Foram detidos pela Polícia Judiciária em setembro do ano passado.

A decisão do MP foi conhecida esta semana. Em declarações ao CM, a mãe da criança, Carla Evangelista, disse esperar por "um julgamento rápido", garantindo, no entanto, que "a prioridade é o bem-estar da Alice". Por essa razão, não recusa a possibilidade de Paulo Guiomar poder ver a filha no futuro. "A Alice está a ser acompanhada por psicólogos e são eles que podem avaliar o que é melhor para ela", referiu Carla Evangelista

Paulo Guiomar prestou declarações complementares no MP de Tavira na semana passada. O agente, que está em prisão preventiva, aguarda por uma decisão do MP para ser colocado em prisão domiciliária, tal como já aconteceu com a mãe, Maria Dolores. Carla Evangelista não coloca entraves, porque entende que "já não vai afetar o processo".

O advogado de Paulo Guiomar, Ricardo Vieira, está a analisar o despacho do MP e admite avançar com um pedido de abertura de instrução. "O meu cliente só quer contribuir para a descoberta da verdade", assegurou ao CM o advogado, que acredita que as mais recentes declarações dos arguidos "ajudaram a andar mais rápido o processo".

alice sequestre pai avó