page view

PJ detém em Cascais suspeito procurado por Marrocos por auxílio à imigração

Suspeito poderá vir a ser condenado a uma pena de 20 anos de prisão efetiva.

19 de janeiro de 2026 às 18:57

A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta segunda-feira, na zona de Cascais (Lisboa), um cidadão estrangeiro, de 35 anos, procurado pelo Reino de Marrocos por suspeita de pertencer a uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal.

A PJ adianta, em comunicado, que os factos ocorreram em maio de 2022, sendo o agora detido suspeito de integrar "uma rede que, a troco de elevadas quantias monetárias, com recurso a veículos pesados de transporte de mercadorias, facilitava e introduzia imigrantes ilegais em Espanha, entrando assim em espaço europeu".

Por estes factos, explica a Judiciária, poderá vir a ser condenado a uma pena de 20 anos de prisão efetiva.

Esta operação ocorreu na sequência da detenção pela PJ de um outro cidadão estrangeiro em dezembro de 2025, suspeito de pertencer à mesma organização criminosa.

O anterior detido era procurado pelas autoridades judiciárias do Reino de Marrocos pelo mesmo crime, tendo ambos atuado em coautoria.

O homem detido esta segunda-feira será agora presente para interrogatório no Tribunal da Relação de Lisboa, para aplicação de medida de coação, enquanto aguarda ao desenrolar do processo de extradição.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8