page view

PJ investiga tiro da GNR contra idoso com Alzheimer em Almada

Homem baleado na mão direita, após disparar na direção de patrulha.

09 de janeiro de 2026 às 01:30

A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal investiga a ocorrência de um disparo, com a pistola de serviço, feito por um militar da GNR da Charneca da Caparica, Almada, e que atingiu a mão direita um homem de 76 anos, com Alzheimer. A vítima foi atingida após disparar uma arma de fogo contra a patrulha da GNR.

A GNR foi chamada à rua dos Camponeses, em Vale Fetal, às 11h57 desta quinta-feira, devido a denúncias de que um homem estava a causar estragos. À chegada da patrulha, o idoso fez vários disparos, com uma arma de pequeno calibre (pistola ou revólver), contra os dois guardas. Nenhum foi atingido. Em legítima defesa, os guardas responderam também a tiro. O idoso foi atingido na mão direita, tendo largado a arma. Assistido pelos bombeiros da Trafaria, foi transportado, sob detenção, ao Hospital Garcia de Orta, em Almada. A mulher, a filha, e um genro, que estavam em casa, acompanharam-no.

A Polícia Judiciária foi acionada pelo Ministério Público, para investigar. Além do disparo da GNR, os inspetores avaliaram a conduta do idoso. Quando recuperar, vai a tribunal pelos disparos efetuados na direção dos militares, que apesar de não os ter ferido, causaram danos em vários carros estacionados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8