page view

PJ realiza maior apreensão de sempre na Madeira. Droga apreendida estava dissimulada num automóvel já em circulação

Homem, de 28 anos, foi detido. PJ presume que haverá outras pessoas envolvidas.

23 de outubro de 2024 às 17:45

Os 14,260 quilos de heroína aprendidos pela Polícia Judiciária na Madeira, a maior apreensão de sempre na região e a maior do ano ao nível nacional, encontravam-se dissimulados num automóvel já em circulação na ilha, indicou esta quarta-feira a autoridade policial.

"O que podemos dizer é que, no momento em que fizemos a abordagem, o veículo estava a circular já aqui, na região", disse o coordenador regional da PJ, Ricardo Tecedeiro, explicando que o homem que conduzia a viatura foi detido "por fortes indícios da prática do crime de tráfico de estupefacientes".

Ricardo Tecedeiro, que falava em conferência de imprensa nas instalações da PJ, no Funchal, disse tratar-se de um cidadão de nacionalidade portuguesa, de 28 anos e sem antecedentes criminais.

"Esta investigação vai ter novos desenvolvimentos, iremos fazer mais diligências", disse, adiantando que face o volume de droga apreendido a PJ presume que haverá outras pessoas envolvidas.

"A investigação agora visará identificar outras pessoas, para além daquela que foi detida, e recolher provas e averiguar o grau de participação de cada uma das pessoas depois de serem identificadas, caso consigamos fazê-lo", acrescentou.

O suspeito estava também na posse de nove quilos de MDMA, vulgarmente conhecido por 'ecstasy', que tem um efeito estimulante e alucinogénico, bem como de dois outros produtos ainda não identificados, em quantidade menor.

A Polícia Judiciária desconhece para já a proveniência da droga, bem como o seu valor comercial, embora a estimativa aponte para alguns milhões de euros, considerando que um grama de heroína corresponde a 12 doses individuais, cujo preço varia entre 40 e 50 euros cada.

A operação da PJ, designada "Aniversário", iniciou-se há menos de um ano, segundo indicou Ricardo Tecedeiro, e contou com a colaboração de Guarda Nacional Republicana.

Esta foi a maior apreensão de heroína de sempre feita na Região Autónoma da Madeira pela Polícia Judiciária, depois de em 2020 ter apreendido cerca de 10 quilos.

O detido vai ser agora submetido a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8